?Mutirão de audiências tem 55 casos de embriaguez ao volante em Maceió
Pena para o crime é de detenção de seis meses a três anos, mais multa e suspensão ou proibição de adquirir habilitação
A 14ª Vara Criminal de Maceió, que julga crimes de trânsito, realiza mutirão de audiências de instrução e julgamento, durante essa sexta-feira (30), com 55 processos pautados e cinco juízes envolvidos na ação. A atividade ocorre na Faculdade da Cidade de Maceió (Facima).
“O objetivo é a gente instruir esses processos e, na medida do possível, sentenciar hoje em audiência. São processos antigos que se não forem julgados vão prescrever”, explica a juíza Juliana Batistela, atualmente designada para atuar na unidade.
A 14ª Vara também tem competência para casos de crimes contra menores e idosos. Um novo mutirão com cerca de 200 audiências, com duração de uma semana, está previsto para o final de setembro.
Os casos julgados hoje referem-se a crimes de embriaguez ao volante, mas alguns associados a outras acusações, como lesão corporal. “A pena do crime é de detenção de 6 meses a 3 anos, mais a multa, mais a suspensão da habilitação ou proibição de adquirir a habilitação. A de lesão corporal culposa, se estiver embriagado, é de 2 a 5 anos”, esclarece o juíza.
Às 19h, Juliana Batistela ministrará uma palestra para os estudantes da faculdade, sobre os perigos e as consequências da embriaguez ao volante. “Eles são um público muito vulnerável ao crime de embriaguez ao volante, a estarem bebendo e saírem dirigindo”, observa a magistrada. O promotor da Vara, Lucas Sachsida e a equipe da Lei Seca do Detran/AL também farão exposições.
A coordenadora do curso de Direito da Facima, Solange Correia, frisa a importância de os acadêmicos terem a oportunidade de acompanhar as audiências. “É muito importante pra eles conhecerem a realidade da operação jurídica. Isso faz com que eles lá no futuro, quando estiverem terminando, saibam qual a atividade vão querer seguir, se magistratura, defensoria, advocacia”.
Além de Batistela, participam do mutirão os juízes Bruno Massoud, Emanuela Porangaba, Filipe Munguba e Leandro Folly. Cinco promotores do Ministério Público de Alagoas e cinco defensores públicos também fazem parte da força-tarefa.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
