Governo faz acordo com Sistema S para desonerar folha em até 20%
Medida estará na reforma tributária recursos para qualificação do pessoal

O Ministério da Economia fechou 1 acordo com empresas ligadas ao Sistema S para reduzir os encargos sobre a folha de pagamento. O objetivo, segundo o secretário de Produtividade, Competitividade e Emprego, Carlos da Costa, é que a redução, ao final do processo, chegue a 20% das alíquotas pagas pelas empresas ligadas ao sistema.
A medida fará parte da proposta de reforma tributária do governo. A estimativa é que a desoneração da folha some R$ 4,5 bilhões por ano.
O acordo foi fechado em reunião com representantes do Sistema S, em São Paulo, nessa 6ª feira (30.ago.2019). De acordo com Carlos da Costa, não haverá aumento de outros tributos para compensar a desoneração, que reduzirá a carga paga pelos empregadores sobre os salários dos funcionários.
Segundo informações do jornal Folha de S Paulo, a desoneração será feita de forma gradual e levará de 2 a 4 anos para ser concluída, mas vai depender do que for definido nas discussões para a reforma. O Senado discute com o Executivo e a Câmara dos Deputados a elaboração de uma proposta unificada de reforma tributária.
O governo também fechou 1 acordo para que os recursos economizados sejam destinados para qualificação profissional de pessoas. A expectativa do governo é que 9 milhões de pessoas serão beneficiadas, incluindo famílias cadastradas no Bolsa Família. A ideia é priorizar a qualificação profissional para alavancar a geração de empregos.
O governo deve apresentar as regras do programa nos próximos dias, dentro da Estratégia Nacional de Qualificação para Emprego. Ainda de acordo com a Folha, os contratos de performance serão distribuídos de acordo com a demanda por trabalho em cada município. Os programas de qualificação começarão nos próximos meses.
Veja também
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
