Sine Maceió realiza mais de 3.500 atendimentos por mês
Nos últimos sete anos, foram mais de 13 mil ocupações mediadas pelo programa
Para promover ações que favoreçam a entrada ou a reinserção de maceioenses no mercado de trabalho, o Sine Maceió atua na mediação de vagas de empregos e na qualificação do trabalhador. Nos últimos sete anos, foram mais de 13 mil ocupações mediadas pelo programa. Somente em 2019, até agosto, 1.452 vagas foram preenchidas e 15.320 atendimentos foram registrados pelo sistema, resultado de convênio entre a Prefeitura de Maceió e a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.
Diante da crise em um momento em que o País soma 12,766 milhões de desempregados, segundo o IBGE, na capital alagoana o Sine Maceió tem desenvolvido estratégias de intermediações para o acesso ao emprego, sendo ponte entre as empresas e o trabalhador.
O prefeito Rui Palmeia assegura que o Município busca parcerias para gerar oportunidades. “Seguimos trabalhando para captação de parceiros com o objetivo de disponibilizar mais oportunidades de empregos e capacitações para o cidadão maceioense. Toda semana tem divulgação de vagas e a mediação do Sine é importante, porque ele identifica o perfil do trabalhador que cadastrou o currículo e encaminha para a captação da vaga. Além disso, tem qualificação, orientação e outros serviços que certamente quem é atendido fica satisfeito”, pontuou o gestor.
Intermediação de mão de obra, orientação, seguro-desemprego, capacitação, pesquisa e informações sobre o mercado de trabalho são serviços que o maceioense pode contar com o Sine Maceió. Entre 2013 e 2018, foram mais de 230 mil atendimentos, 44.427 só em 2018, uma média de 3.700 por mês. No primeiro semestre de 2019, o Sine Maceió registrou mais de 15 mil acessos aos serviços.
Todo trabalho é gerenciado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). “Temos um sucesso muito grande, tanto que o Sine de Maceió está entre os três melhores do País. No Brasil, que tem 13 milhões de desempregados, mediar emprego é fazer parte da felicidade daquele que vai ter sucesso com a nova oportunidade”, destacou o secretário da pasta, Flávio Saraiva.
Um exemplo de quem conseguiu o emprego por meio do Sine Maceió é Thauana Ferreira, de 20 anos. Ela cadastrou o currículo e, após dois meses, foi chamada para trabalhar como atendente numa browneria. “O Sine Maceió é um divisor de águas. Tem gente que não acredita porque pode demorar, mas recomendo, pois tem que esperar e aparecer a vaga certa. Estou satisfeita porque correspondeu minhas expectativas”, contou a jovem.
O Sine Maceió atende no 2º piso do Shopping Popular, na Rua do Livramento, no centro da cidade. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Na parte alta os serviços também são disponibilizados. Recentemente, o prefeito Rui Palmeira inaugurou o posto de atendimento na Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), na unidade Antares, na galeria ao lado do Pátio Shopping, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
