Imóveis abandonados passam por vistorias e são interditados
O objetivo da ação é conscientizar os proprietários dos problemas causados por imóveis

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e da Coordenação de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos, passou a integrar, nesta terça-feira (10), o Programa de Combate aos Imóveis Fechados e Abandonados em Maceió. O objetivo é identificar problemas relacionados a vetores causadores de doenças e animais peçonhentos, notificando e autuando irregularidades em ambientes que podem causar riscos à saúde da população.
Lançado hoje, o Programa reúne vários órgãos da Prefeitura, tendo na coordenação das atividades a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), integrada ao trabalho de campo, juntamente com as equipes das secretarias municipais de Saúde e de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS), além da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (SUDES).
O objetivo da ação – que será realizada todas as terças-feiras, por tempo indeterminado – é conscientizar os proprietários dos problemas causados por imóveis (terrenos e edificações) nessa situação, reduzindo os riscos de proliferação de doenças, a insegurança na região onde estão localizados e a necessidade de uma intervenção maior por parte dos serviços da Prefeitura.
“Estaremos trabalhando com nossas equipes de endemias integradas aos demais órgãos da Prefeitura, notificando e autuando qualquer irregularidade ambiental que represente risco à saúde, que motivam muitas das denúncias que recebemos por meio do Disque Dengue”, afirma a coordenadora de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, Carmem Samico. “Agora, com o suporte das demais áreas, poderemos obter soluções mais efetivas para esse tipo de problema, muito comum aqui em Maceió.”
De acordo com a secretária Rosa Tenório, da SEDET, mais de 500 imóveis já foram mapeados no município em situação de abandono ou fechados, e cerca de 170 deles mapeados, com a identificação de seus proprietários. Destes, cerca de 140 ficam na região central de Maceió. Ela garante, no entanto, que todos os locais serão visitados e seus proprietários notificados a apresentar defesa ou realizar medidas de recuperação desses imóveis.
As equipes de endemias da SMS – que atuaram na identificação de imóveis já cadastrados pelas equipes nas visitas de rotina, no geoprocessamento de informações e na elaboração do conteúdo do Programa na sua área de atuação – estarão agora reforçando as ações semanais do grupo. Na ação de hoje, os agentes de endemias realizaram inspeções por toda a área do Ecopark, na Serraria; em três imóveis na Praça Centenário, no Farol; e na Ponta Verde.
Veja também
Últimas notícias

Justiça nega pedido para cassação de vereadores de Porto Calvo

Delegado Thiago Prado repudia impunidade em caso de estupro em Coité do Noia

Sine Maceió oferece vagas gratuitas para curso de telemarketing

PL propões que concessionárias de energia paguem multas milionárias para continuar fornecendo o serviço

Arthur Lira recebe Comenda Tavares Bastos do Parlamento de Alagoas

Venda da Mineração Vale Verde para grupo chinês é concluída
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
