Associação do bairro Baixão será despejada de imóvel por motivos políticos, diz presidente
Eles ocupam o prédio da Prefeitura de Arapiraca há cinco anos
A associação de moradores do baixo Baixão recebeu uma ordem de despejo nesta segunda-feira (13), após ocupar um imóvel que pertence à Prefeitura de Arapiraca por mais de cinco anos. Os trabalhadores têm uma semana para deixaram o local.
De acordo o presidente da associação, Netinho Cavalcante, a Prefeitura de Arapiraca alegou que não poderia mais ceder o prédio, sem mais explicações. Porém, o presidente acredita se tratar de uma retaliação por desavenças políticas.
“São os nossos posicionamentos. Estamos cobrando melhorias para comunidade. Desde dezembro lutamos para melhorar a questão dos buracos nas ruas. Também cobramos a reposição de lâmpadas em postes apagados. Foi retaliação”, afirmou.
O prédio foi cedido no mandato da ex-prefeita Célia Rocha. A associação atua nas áreas de educação e assistência social para moradores do bairro Baixão e outras localidades próximas.
“Não temos para onde ir. Vamos ficar sem sede”, contou o presidente da associação, Netinho Cavalcante. Segundo ele, ficou bem claro que seus posicionamentos políticos pessoais contribuíram para o despejo da associação. "A secretária [de Desenvolvimento Social, Anadja Almeida] mandou mensagem para mim no Whatsapp informando que a gente não poderia ficar por conta dos meus posicionamentos políticos. Não houve nenhuma recomendação do CMDCA [Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente] para que a associação saísse do espaço, até porque o Conselho não tem esse poder. A questão foi política mesmo", acrescentou.
Com mais de 30 anos de funcionamento, a Associação dos Amigos e Moradores do Bairro Baixão (AMOBB) já recebeu reconhecimento nacional pelos serviços prestados ao município de Arapiraca. Foi reconhecida como Ponto de Cultura pelo antigo Ministério da Cultura.
Sobre o imóvel cedido pelo município A Assessoria de Comunicação (Ascom) da Pefeitura enviou a seguinte nota:
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, informa que no início da gestão foi permitido que a Associação Comunitária do Baixão funcionasse, temporariamente, em um espaço cedido em um dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Como o prédio precisou ser devolvido, a secretaria cedeu, também de forma temporária, um espaço nas instalações do Centro Dia, referência no atendimento de crianças com deficiência.
Através do Conselho Municipal do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CMDCA), foi recomendado que a prefeitura fizesse a desvinculação do Centro Dia com a associação, tendo em vista que nenhum serviço socioassistenciais pode ter caráter político-partidário.
Vale ressaltar que a associação foi orientada desde o início da gestão a procurar um prédio próprio. A Secretaria de Desenvolvimento Social lamenta que o presidente da associação, depois de ter recebido parceria durante tantos anos, tente utilizar da política para redirecionar a motivação do Município.
Veja também
Últimas notícias
Jovem de 20 anos é assassinado a tiros na zona rural de São Sebastião
Drogas enterradas são localizadas em imóvel abandonado em Arapiraca
Homem tenta se desfazer de sacola, mas acaba preso por tráfico de drogas em Arapiraca
Homem é baleado na cabeça e na mão durante ataque a tiros em Arapiraca
Turista do Rio de Janeiro é preso suspetio de estupro no Litoral Sul de Alagoas
[Vídeo] Viaturas da Guarda Municipal colidem durante deslocamento na AL-145, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
