Arsal implanta sistema de monitoramento em transportes complementares
Dispositivo eletrônico garantirá o rastreamento dos veículos que trafegam pelas estradas alagoanas

A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) iniciou, esta semana, a instalação dos dispositivos eletrônicos nos transportes complementares que atuam no Estado. A ação é uma das etapas do processo de implantação do sistema de monitoramento do transporte intermunicipal de passageiros, que objetiva oferecer mais segurança a usuários e motoristas.
Os primeiros veículos que receberam o equipamento fazem as linhas Marechal Deodoro-Maceió, Murici-Maceió e Messias-Maceió. Nesta quarta-feira (11) é a vez de Rio Largo-Maceió e Cruzeiro do Sul-Maceió e, na quinta-feira (12), Campo Grande-Arapiraca, Limoeiro do Anadia-Arapiraca e Campo Alegre-Arapiraca. Os mais de mil permissionários hoje em atividade no Estado terão o dispositivo instalado em seus veículos.
O aparelho de rastreamento garantirá o monitoramento em tempo real dos veículos que trafegam pelas estradas alagoanas, permitindo o controle de rotas percorridas, velocidade e movimentações estranhas ao trajeto, como paradas em locais indefinidos ou mudança de percurso.
Lamartine Martins, técnico da empresa responsável pela instalação do Sistema de Monitoramento, explica que a principal característica do dispositivo é o comprometimento com os passageiros, a garantia do cumprimento dos horários determinados pela Arsal. A segurança é outro ponto fundamental destacado pelo técnico.
“O dispositivo também é muito importante para a prevenção de possíveis assaltos. Se o motorista perceber que está correndo riscos, aciona o botão. Funciona como um seguro. Toda a parte operacional irá agir para que o permissionário não perca esse veículo”, afirmou.
A implantação da ferramenta foi destacada também pelo transportador Roberto Lopes, que cobre a linha Marechal Deodoro-Maceió. “Sou motorista há 13 anos e achei o sistema de monitoramento muito importante. Procuro cumprir o meu horário corretamente, e sei que vai incentivar outros motoristas a fazerem o mesmo. Além disso, os passageiros irão se sentir mais seguros”, disse.
A dona de casa, Maria do Rosário, 60 anos, que diz usar o transporte complementar pelo menos duas vezes por semana, também comemorou a iniciativa. “O botão do pânico é muito importante para a segurança de todos nós, principalmente os idosos, que andam com dinheiro na bolsa e são os alvos preferidos dos assaltantes . É uma segurança para todos nós”, completou.
O cronograma de implantação prossegue na sexta-feira (13), nos veículos que fazem as linhas Folha Miúda-Arapiraca, Craíbas-Arapiraca, Coité do Noia-Arapiraca, Traipu-Arapiraca e Inhapi-Arapiraca, e no sábado (14), Matriz do Camaragibe-Maceió e Barra de Santo Antônio-Maceió.
Veja também
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
