Trânsito

Programa Moto Amiga participa da Semana do Trânsito em Alagoas

Programa visa combater os acidentes de trânsito envolvendo motos

Por Assessoria 20/09/2019 20h08
Programa Moto Amiga participa da Semana do Trânsito em Alagoas
Programa Moto Amiga participa da Semana do Trânsito em Alagoas - Foto: Divulgação

O programa Moto Amiga, que tem como objetivo combater os acidentes de trânsito envolvendo motos e desenvolve ações conjuntas com o Detran-PE, agora também tem parceria com o Detran de Alagoas. Como fruto dessa inciativa, será realizado, em Arapiraca, um curso de Pilotagem Defensiva, durante a programação da Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 deste mês. A meta da campanha é mobilizar todas as esferas da sociedade para a importância da segurança e da responsabilidade no trânsito.

O curso de Pilotagem Defensiva será realizado no dia 26, através da Dismoto, concessionária Honda em Arapiraca, em parceria com o Detran e com Serviço Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Arapiraca. Estão sendo oferecidas 25 vagas e as inscrições podem ser feitas no site do Detran.

Entre os temas que são abordados no curso estão: definição e elementos da pilotagem defensiva; condução em condições adversas; condução em situações de risco; ultrapassagens; derrapagem; ondulações e buracos; cruzamentos e curvas; técnicas de frenagem; uso de equipamentos de proteção; e manutenção correta das motocicletas.

A programação da Semana Nacional do Trânsito em Alagoas acontece em vários municípios do estado. No dia 25, será realizada a II Mostra Cultural de Educação para o Trânsito das escolas participantes do projeto e nos dias 19 e 20, ações educativas em instituições de ensino.

Este ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema da campanha “No trânsito, o sentido é a vida”. O slogan propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade a partir de um estímulo à educação

O programa Moto Amiga, que desenvolve ações preventivas, foi criado pelos concessionários da Honda, com o objetivo de reduzir o alto índice de acidentes com motos. É coordenado pela Assohonda (Associação Brasileira de Distribuidores Honda), através da NOA Nordeste II, Núcleo Operacional Assohonda, que atua nos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba.