Governo quer desmitificar como o Brasil cuida do meio ambiente, diz Salles
Bolsonaro discursará na ONU na 3ª
Às vésperas da Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidos), o ministro Ricardo Salles afirmou que o governo brasileiro irá desmitificar a “falsa ideia” de que houve 1 desmonte do sistema ambiental no Brasil. A intenção, segundo o ministro, é esclarecer sobre a legislação e fiscalização do meio ambiente no país e apresentar oportunidades de investimentos.
“[Queremos] Desmistificar essa falsa ideia de que houve um desmonte do sistema ambiental, de que houve flexibilização da legislação ou da fiscalização, de que o Brasil não se importa com meio ambiente. Não é verdade. Temos que esclarecer tudo isso para que essas mentiras ou desinformações não continuem a ser repetidas”, afirmou em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo publicada neste domingo (22.set.2019).
De acordo com o ministro, diferente de outros governos, a equipe de Bolsonaro alinhou a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento econômico das regiões. “Nós deixamos 20 milhões de brasileiros para trás na Amazônia, que é a região mais rica do Brasil em termos de recursos naturais, mas com o pior índice de econômico. Entendemos que essa não é a maneira adequada”.
Para ele, o Brasil não perdeu seu papel de líder na defesa do desenvolvimento sustentável e afirmou que o país tem 1 Código Florestal restritivo e que 1 “volume enorme” de recursos estão sendo utilizados para a manutenção das reservas legais e das áreas de proteção permanente “sem nenhum tipo de apoio de compensação pública”.
O ministro defende a apresentação do potencial de investimentos ambientais no Brasil, como créditos de carbono e pagamentos por serviços ambientais. “Há uma gama enorme de oportunidades e o Brasil é o principal canal privilegiado para receber esses recursos.”
Salles está nos Estados Unidos desde 5ª feira (19.set). Na última semana, reuniu-se com investidores e autoridades locais. Durante os encontros, acertou o lançamento de 1 grande fundo de investimentos para a Amazônia que será formalmente detalhado num evento que está sendo chamado de Cúpula da Bioeconomia de 8 a 10 de novembro de 2019, em Belém, no Pará.
Nesta semana, o ministro integrará a comitiva brasileira que acompanha o presidente Jair Bolsonaro na Assembleia-Geral das Nações Unidas. O chefe do executivo discursará na abertura do encontro global na 3ª feira (24.set).
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
