Governo quer desmitificar como o Brasil cuida do meio ambiente, diz Salles
Bolsonaro discursará na ONU na 3ª
Às vésperas da Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidos), o ministro Ricardo Salles afirmou que o governo brasileiro irá desmitificar a “falsa ideia” de que houve 1 desmonte do sistema ambiental no Brasil. A intenção, segundo o ministro, é esclarecer sobre a legislação e fiscalização do meio ambiente no país e apresentar oportunidades de investimentos.
“[Queremos] Desmistificar essa falsa ideia de que houve um desmonte do sistema ambiental, de que houve flexibilização da legislação ou da fiscalização, de que o Brasil não se importa com meio ambiente. Não é verdade. Temos que esclarecer tudo isso para que essas mentiras ou desinformações não continuem a ser repetidas”, afirmou em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo publicada neste domingo (22.set.2019).
De acordo com o ministro, diferente de outros governos, a equipe de Bolsonaro alinhou a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento econômico das regiões. “Nós deixamos 20 milhões de brasileiros para trás na Amazônia, que é a região mais rica do Brasil em termos de recursos naturais, mas com o pior índice de econômico. Entendemos que essa não é a maneira adequada”.
Para ele, o Brasil não perdeu seu papel de líder na defesa do desenvolvimento sustentável e afirmou que o país tem 1 Código Florestal restritivo e que 1 “volume enorme” de recursos estão sendo utilizados para a manutenção das reservas legais e das áreas de proteção permanente “sem nenhum tipo de apoio de compensação pública”.
O ministro defende a apresentação do potencial de investimentos ambientais no Brasil, como créditos de carbono e pagamentos por serviços ambientais. “Há uma gama enorme de oportunidades e o Brasil é o principal canal privilegiado para receber esses recursos.”
Salles está nos Estados Unidos desde 5ª feira (19.set). Na última semana, reuniu-se com investidores e autoridades locais. Durante os encontros, acertou o lançamento de 1 grande fundo de investimentos para a Amazônia que será formalmente detalhado num evento que está sendo chamado de Cúpula da Bioeconomia de 8 a 10 de novembro de 2019, em Belém, no Pará.
Nesta semana, o ministro integrará a comitiva brasileira que acompanha o presidente Jair Bolsonaro na Assembleia-Geral das Nações Unidas. O chefe do executivo discursará na abertura do encontro global na 3ª feira (24.set).
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
