Cirurgia de coluna pode ser minimamente invasiva, diz neurocirurgião
De acordo com o médico a cirurgia minimamente invasiva permite, por acessos menores e menos traumáticos
O neurocirurgião alagoano Jacks Tenório - especialista em cirurgia da coluna, esteve nos Estados Unidos, nos dias 16 e 17 de setembro, participando do curso Cadaver Lab de acessos e cirurgias minimamente invasivas da coluna vertebral e também no tratamento de grandes deformidades da coluna (escolioses, cifose, etc).
De acordo com o médico a cirurgia minimamente invasiva permite, por acessos menores e menos traumáticos, a realização de procedimentos cirúrgicos feitos habitualmente com grandes cortes e maior trauma aos tecidos. “Com a essas técnicas, os pacientes sentem menos ou quase nenhuma dor no pós-operatório, conseguem mais rapidamente voltar ao convívio familiar e ao trabalho”, pontuou.
No entanto, o neurocirurgião fala que é necessária uma avaliação minuciosa do paciente e de seus exames para posteriormente indicar qual tipo de procedimento cirúrgico vai ser o ideal para cada caso.
Sobre as cirurgias de grandes deformidades da coluna ele salienta: “as cirurgias de escoliose são um desafio por sua complexidade. Participar deste curso foi uma oportunidade de troca de conhecimento, prática cirúrgica e conhecimento de materiais inovadores para correção de tais deformidades com profissionais renomados de todo mundo”, comentou.
Ainda que a cirurgia seja realizada há três anos pela equipe de neurocirurgiões/ cirurgia de coluna do Hospital Memorial Arthur Ramos, o médico destaca que os materiais utilizados no procedimento médico são inovadores, a exemplo da prótese de disco de nova geração, instrumental específico para acesso minimamente invasivo (sistemas completos desenhados para isso) e sistema de correção de deformidade que permitem cirurgias mais rápidas e com menos sangramento. “Nós já temos protocolos muito eficientes de pós-operatório e resultados excelentes, acredito que com estes novos materiais os resultados serão ainda melhores”, afirmou.
Veja também
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
