Cirurgia de coluna pode ser minimamente invasiva, diz neurocirurgião
De acordo com o médico a cirurgia minimamente invasiva permite, por acessos menores e menos traumáticos
 
                            O neurocirurgião alagoano Jacks Tenório - especialista em cirurgia da coluna, esteve nos Estados Unidos, nos dias 16 e 17 de setembro, participando do curso Cadaver Lab de acessos e cirurgias minimamente invasivas da coluna vertebral e também no tratamento de grandes deformidades da coluna (escolioses, cifose, etc).
De acordo com o médico a cirurgia minimamente invasiva permite, por acessos menores e menos traumáticos, a realização de procedimentos cirúrgicos feitos habitualmente com grandes cortes e maior trauma aos tecidos. “Com a essas técnicas, os pacientes sentem menos ou quase nenhuma dor no pós-operatório, conseguem mais rapidamente voltar ao convívio familiar e ao trabalho”, pontuou.
No entanto, o neurocirurgião fala que é necessária uma avaliação minuciosa do paciente e de seus exames para posteriormente indicar qual tipo de procedimento cirúrgico vai ser o ideal para cada caso.
Sobre as cirurgias de grandes deformidades da coluna ele salienta: “as cirurgias de escoliose são um desafio por sua complexidade. Participar deste curso foi uma oportunidade de troca de conhecimento, prática cirúrgica e conhecimento de materiais inovadores para correção de tais deformidades com profissionais renomados de todo mundo”, comentou.
Ainda que a cirurgia seja realizada há três anos pela equipe de neurocirurgiões/ cirurgia de coluna do Hospital Memorial Arthur Ramos, o médico destaca que os materiais utilizados no procedimento médico são inovadores, a exemplo da prótese de disco de nova geração, instrumental específico para acesso minimamente invasivo (sistemas completos desenhados para isso) e sistema de correção de deformidade que permitem cirurgias mais rápidas e com menos sangramento. “Nós já temos protocolos muito eficientes de pós-operatório e resultados excelentes, acredito que com estes novos materiais os resultados serão ainda melhores”, afirmou.
Veja também
Últimas notícias
 
            Polícia Civil identifica 99 suspeitos mortos em megaoperação no Rio de Janeiro
 
            Palestrante Pedro Paulo Luz lança dois livros que celebram o poder da boa conversa
 
            Semarh emite estado de atenção para baixa umidade no Sertão de Alagoas
 
            Secult divulga programação de lançamentos e sessões de autógrafos na 11ª Bienal
 
            Livro “Diário de uma mãe de santo”, de Mãe Neide, é destaque na Bienal
 
            Cemitérios de Maceió terão ação de combate ao trabalho infantil, neste fim de semana
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		
 
                                             
                                             
                                            