Aldirla Albuquerque assume Procuradoria Regional Eleitoral de AL
Ela assume a titularidade da PRE no lugar da procuradora da República Raquel Teixeira
O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) em Alagoas tem nova procuradora regional eleitoral (PRE). Aldirla Pereira Albuquerque tomou posse, na última segunda-feira (07), em sessão solene no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). Ela assume no lugar da procuradora da República Raquel Teixeira e irá chefiar o MP Eleitoral pelos próximos dois anos.
Aldirla Albuquerque será responsável pela coordenação das próximas Eleições, em 2020. Em eleições municipais, os promotores eleitorais com atribuição em cada um dos municípios acompanham as eleições locais, juntamente com os juízes eleitorais das respectivas comarcas; a atribuição da PRE atuação diretamente nos processos que chegarem em grau de recurso ao TRE, bem como nos casos relacionados aos prefeitos já no exercício de mandato.
Saudada pelos desembargadores eleitorais com votos de sucesso e sorte no novo desafio, as palavras do desembargador Orlando Rocha – escolhido para representar todo o Tribunal Regional Eleitoral – foram no sentido de louvar a competência da procuradora que já mostrou seus atributos nas diversas atuações junto ao TRE na condição de substituta da PRE no últimos dois anos.
Em seu discurso, a nova PRE ressaltou importância literal do cargo de Procurador Regional Eleitoral para a Democracia, principalmente neste momento de crise. “Sei que só a prática me mostrará como ser uma ferramenta de transformação em prol de eleições justas,equânimes, onde todos possam concorrer em igualdade de condições”, destacou.
O fato de ser mulher e chefiar o MP Eleitoral no estado também foi evidenciado e comemorado pela nova Procuradora Regional Eleitoral titular. “Ser mulher e ocupar essa cadeira é uma forma de propalar o empoderamento feminino. Espero que nas próximas eleições tenhamos um número expressivo de mulheres ocupando os cargos eletivos. Que a cota de gênero saia da teoria e seja resultado das urnas. Levanto, também, a bandeira em prol das minorias, da pluralidade, da diversidade, que todos sejam respeitados em suas diferenças”, finalizou
Nova PRE – Natural de Aracaju, no Estado de Sergipe, Aldirla Albuquerque formou-se em Direito pela Universidade Tiradentes, no ano de 2003. Advogou entre 2003 e 2005, ano em que ingressou na Defensoria Pública do Estado de Sergipe. Exerceu o cargo de defensora na Comarca de Frei Paulo, até 2007.
Entre os anos de 2007 e 2013 foi Promotora de Justiça do Estado do Tocantins, ocasião em que exerceu também a função de Promotora Eleitoral nas Comarcas de Tocantinópolis, Goiatins e Xambioá.
Em 2013 entrou para a carreira do Ministério Público Federal, passando pelos municípios de Araguaína (TO) e Arapiraca (AL), chegando à capital alagoana em 2018.
Despedida
O último dia do mandato de Raquel Teixeira Maciel Rodrigues na titularidade da Procuradoria Regional Eleitoral em Alagoas (PRE/AL) foi registrado em sessão solene do pleno do TRE, em 30 de setembro. Como de praxe, apesar de continuar como PRE substituta, a titular despediu-se formalmente do cargo que desempenhou nos últimos dois anos.
Na PRE há seis anos, sendo os quatro primeiros como substituta de Marcial Duarte Coêlho, em seu discurso Raquel Teixeira ressaltou o trabalho desempenhado nos últimos anos, bem como os resultados positivos de uma atuação primordialmente preventiva nas últimas eleições gerais, em 2018, com o objetivo de assegurar liberdade de escolha e igualdade na disputa entre os candidatos.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Palmeira dos Índios realizará nova entrega de alevinos nesta quinta (30)
João Gomes relata momento de tensão no Rio: 'Começaram a atirar do nada'
Maratona de inovação e mostra infantil de animação abrem programação do Inova Penedo
Outubro Verde: mês de prevenção à sífilis aborda importância do teste rápido
Alagoas é o melhor do Nordeste em responsabilidade fiscal, diz CLP
Orquestra Filarmônica de Alagoas apresenta “Nordeste Vivo” no Complexo Cultural Teatro Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
