Hemoal conta com apenas 31% do estoque de sangue necessário
Hemocentro necessita de, no mínimo, 300 bolsas, mas só dispõe de 94
“Meu irmão necessita de transfusão de sangue e, neste momento, o Hemoal [Hemocentro de Alagoas] não dispõe de quantidade suficiente para atendê-lo, uma vez que deveria contar com 300 bolsas, mas só tem 94”. O relato dramático é da servidora pública Fernanda Monteiro, irmã do pequeno Lucas Monteiro, de 8 anos, que é portador de Anemia Falciforme e já sofreu três AVCs [Acidente Vascular Cerebral] em razão de complicações da doença.
A situação descrita pela irmã do pequeno Lucas Monteiro representa a baixa no estoque de sangue Hemoal que, no momento, está apenas com 31% do limite mínimo necessário. Como consequência da situação crítica do estoque, na tarde dessa terça-feira (8) o órgão só dispunha de sete bolsas: três de O Negativo, uma de B Negativo e três de A Negativo.
“Apelamos mais uma vez à solidariedade dos alagoanos para que se candidatem à doação de sangue. Caso não aumentemos nosso estoque até sexta-feira [11], teremos que suspender as cirurgias eletivas”, salientou a gerente do Hemoal, médica hematologista Verônica Guedes.
Postos de doação
Para se candidatar à doação de sangue em Alagoas é necessário se dirigir a dois endereços, em Maceió. No Hemoal Trapiche, localizado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h. Já no Hemoal Farol, que funciona no Hospital Veredas, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.
Já no interior do Estado, o gesto solidário pode ser praticado no Hemoal Arapiraca, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. O órgão está situado no mesmo prédio do Laboratório Municipal, na Rua Geraldo Barbosa, no bairro Centro.
Critérios para doação
Os voluntários interessados em se candidatarem à doação de sangue devem ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos. Também é necessário portar um documento de identificação com foto, segundo portaria do Ministério da Saúde. Para os menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.
O impedimento para se candidatar à doação voluntária de sangue, ainda de acordo com o Ministério da Saúde (MS), atinge àqueles que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. Quanto às gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato solidário, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.
Veja também
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
