NOTA GTA: Situação do óleo nas praias de Alagoas nesta segunda-feira (21)
As ações contam com participação da Defesa Civil do Estado
O Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA) volta a se reunir no início da noite desta segunda-feira (21), na Capitania dos Portos, em Maceió, para avaliar a situação no litoral alagoano e traçar novas estratégias de ação. A reunião acontece após a audiência pública prevista para as 15h, na sede da Assembleia Legislativa de Alagoas. Os gestores municipais de meio ambiente que participam da audiência também estão sendo chamados para integrar a reunião.
O diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), Gustavo Lopes, e o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira, confirmam a participação na audiência pública, junto com técnicos dos respectivos órgãos.
As ações de monitoramento de aproximação de manchas de óleo, através de sobrevoos com helicópteros do Ibama, Marinha e Governo do Estado, aconteceram durante todo o final de semana e seguem também nesta segunda (21).
No monitoramento feito com sobrevoo e por terra no litoral sul, identificou-se manchas de óleo no município de Feliz Deserto. Na segunda-feira (21) acontece mutirão no local para retirada dos fragmentos de óleo, com uma equipe formada por um grupo do setor de Educação Ambiental do IMA e trabalhadores contratados pela prefeitura.
Os trabalhos de remoção dos fragmentos de óleo seguiram durante o final de semana com maior intensidade nos municípios de Japaratinga e Maragogi, onde foram registradas as maiores concentrações e, consecutivamente, esforços de trabalho.
As ações contam com participação da Defesa Civil do Estado, reeducandos do sistema prisional alagoano (20 homens nesta segunda-feira, 21), servidores públicos, trabalhadores contratados pelas prefeituras e voluntários. Além disso, o trade turístico e o setor de construção civil doaram materiais de trabalho, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
O governador Renan Filho continua direcionando os setores do Governo que podem colaborar com a remediação dos impactos causados pelas manchas de óleo. No sábado (19), ele voltou o litoral norte, dessa vez na companhia do diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente, Gustavo Lopes, do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Fernando Pereira, do procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça e do secretário de Desenvolvimento e Turismo, Rafael Brito.
A preocupação, agora, é reforçar os trabalhos onde for preciso e monitorar os locais já limpos, principalmente por causa da temporada de turismo e do fato de muito menos da metade da costa do Estado ter sido impactada com o problema.
No sábado (19), a equipe do IMA fez um grande mutirão com a participação de voluntários e trabalhadores contratados pela prefeitura, no município da Barra de São Miguel.
Conforme informações repassadas pelos técnicos do Ibama, o navio que havia aportado em Maragogi teve que se deslocar, no domingo (20), para a cidade do Cabo de Santo Agostinho (PE), para trabalhar na retirada de óleo no mar. São duas embarcações: OSRV (C Agressor) mobilizada em Cabo de Santo Agostinho/PE em 20/10/2019; OSRV (CBO Niterói) mobilizada em Cabo de Santo Agostinho/PE em 20/10/2019.
O Ibama também está com uma aeronave (Aeronvave de Monitoramento – Poseidon) equipada com radar e sensores para tentar detectar óleo ainda no mar. A aeronave está, nesta segunda-feira (21), em Pernambuco, por causa da gravidade da situação, mas pode ser usada em Alagoas conforme a necessidade.
Até o momento, há o registro de 430 toneladas de material retirado das praias em Alagoas, considerando óleo e areia contaminada.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
