Justiça assina convênio com Prefeitura para criar centro de Conciliação em Marechal
Parceria prevê a cessão de servidores da Prefeitura para o Cejusc, que inicialmente será focado em conflitos da área fiscal

O Judiciário de Alagoas terá mais um Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) no interior do estado. O presidente Tutmés Airan assinou convênio com o prefeito Cláudio Filho (Cacau), nesta segunda-feira (22), para implantação de uma unidade no Fórum de Marechal Deodoro.
O convênio prevê a cessão de servidores da Prefeitura para o Cejusc, que inicialmente será focado em conflitos da área fiscal. “A ideia é fazer com que o Município não judicialize a cobrança do imposto, sobretudo o IPTU. Em vez de judicializar, chamamos o devedor, conversamos com ele, e parcela-se o pagamento, sem precisar de processo. Evita-se processos e o Município recebe o imposto em muito menos tempo”, explicou Tutmés Airan.
O prefeito Cacau relatou que em 2019 a Prefeitura de Marechal lançou R$ 28 milhões em IPTU, mas só recebeu R$ 5 milhões. “Realmente é uma inadimplência muito grande. Então é uma iniciativa muito importante, quero parabenizar o Tribunal”, afirmou.
A juíza Fabíola Melo Feijão, titular da 2ª Vara de Marechal Deodoro, ficará responsável pelo Cejusc. “Já existe uma lei municipal permitindo esse acordo, e assim, feito o acordo, vai permitir que o processo não tenha seguimento. Na verdade, ele não vai nem nascer”, ressaltou a magistrada.
O Tribunal ainda fará ajustes da estrutura do Fórum para a instalação do Cejusc.
Veja também
Últimas notícias

Nova tecnologia vai mudar forma como brasileiros assistem televisão

Carla Zambelli passa por audiência na Itália e seguirá presa até nova decisão
![[Vídeo] Incêndio atinge poste no Centro de Arapiraca durante a madrugada](https://img.7segundos.com.br/lHouinsKfaZiqropBXLI3n2lDXg=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/imagem-do-whatsapp-de-2025-08-27-as-091743-e9a9c59d.jpg)
[Vídeo] Incêndio atinge poste no Centro de Arapiraca durante a madrugada

Homem é preso na Bahia por ameaças contra ex-companheira em Santana do Ipanema

Homem com mandado de prisão em aberto é capturado em Arapiraca

Mulher é ameaçada de morte por ex-companheiro em Limoeiro de Anadia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
