Prefeito de Maceió participa do centenário da Academia Alagoana de Letras
Organização foi fundada no dia 1° de novembro de 1919
O prefeito Rui Palmeira participou, na noite dessa quarta-feira (30), da solenidade de comemoração dos 100 anos da Academia Alagoana de Letras, realizada na sede da entidade, no Centro.
“Seremos a geração que viu o bicentenário de criação da cidade de Maceió, os 200 anos de emancipação política de Alagoas, e os 100 anos da Academia Alagoana de Letras. Esta data é mais um marco para Maceió. Quanta gente boa já passou e continua na entidade. Temos grandes imortais que se destacaram na poesia, na prosa, no romance. Figuras da melhor qualidade que engrandecem nossa cidade”, afirmou o prefeito Rui Palmeira que compôs a frente de honra.
A Academia Alagoana de Letras foi fundada no dia 1° de novembro de 1919. Possui 40 cadeiras numeradas, 38 ocupadas, cada uma delas homenageia um alagoano ilustre já falecido.
“É um desafio que uma instituição cultural dure tanto tempo. Significa que houve um empenho de muitas gerações que se prepararam para colher a memória do lugar, a vocação do território e a expansão para o diálogo com o país. É um dia magnífico”, disse o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, que esteve presente ao evento.
Para o presidente da Academia Alagoana de Letras, Alberto Rostand Lanverly, o centenário da entidade mostra que a cultura é forte. “Completar 100 anos de atividades mostra que a chama do saber nunca haverá de se apagar. São décadas de muita luta tentando fazer com que a força dos nossos antecessores continue viva”, destacou.
A frente de ações que fortalecem a cultura em Maceió, o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinícius Palmeira, reforçou o papel da entidade para a capital alagoana.
“O centenário da Academia representa um grande emblema, um sinal importantíssimo de afirmação do tempo. Uma entidade que é o bastião da literatura, em uma terra de poetas, poetisas, escritores e escritoras, então ela é de alta representatividade. Seu aniversário engrandece a nossa terra e projeta tudo o que a gente tem da alma para o futuro”, disse o gestor.
Veja também
Últimas notícias
'Nunca se sabe quando vai acontecer com a gente’: vídeo de mulher morta revela histórico de violência
Prefeita Ziane Costa divulga evolução das obras de escola e destaca antes e depois da unidade
Eduardo Bulhões anuncia construção de Centro Esportivo Comunitário em Santana do Ipanema
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
