Prefeito de Maceió participa do centenário da Academia Alagoana de Letras
Organização foi fundada no dia 1° de novembro de 1919
O prefeito Rui Palmeira participou, na noite dessa quarta-feira (30), da solenidade de comemoração dos 100 anos da Academia Alagoana de Letras, realizada na sede da entidade, no Centro.
“Seremos a geração que viu o bicentenário de criação da cidade de Maceió, os 200 anos de emancipação política de Alagoas, e os 100 anos da Academia Alagoana de Letras. Esta data é mais um marco para Maceió. Quanta gente boa já passou e continua na entidade. Temos grandes imortais que se destacaram na poesia, na prosa, no romance. Figuras da melhor qualidade que engrandecem nossa cidade”, afirmou o prefeito Rui Palmeira que compôs a frente de honra.
A Academia Alagoana de Letras foi fundada no dia 1° de novembro de 1919. Possui 40 cadeiras numeradas, 38 ocupadas, cada uma delas homenageia um alagoano ilustre já falecido.
“É um desafio que uma instituição cultural dure tanto tempo. Significa que houve um empenho de muitas gerações que se prepararam para colher a memória do lugar, a vocação do território e a expansão para o diálogo com o país. É um dia magnífico”, disse o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, que esteve presente ao evento.
Para o presidente da Academia Alagoana de Letras, Alberto Rostand Lanverly, o centenário da entidade mostra que a cultura é forte. “Completar 100 anos de atividades mostra que a chama do saber nunca haverá de se apagar. São décadas de muita luta tentando fazer com que a força dos nossos antecessores continue viva”, destacou.
A frente de ações que fortalecem a cultura em Maceió, o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinícius Palmeira, reforçou o papel da entidade para a capital alagoana.
“O centenário da Academia representa um grande emblema, um sinal importantíssimo de afirmação do tempo. Uma entidade que é o bastião da literatura, em uma terra de poetas, poetisas, escritores e escritoras, então ela é de alta representatividade. Seu aniversário engrandece a nossa terra e projeta tudo o que a gente tem da alma para o futuro”, disse o gestor.
Veja também
Últimas notícias
Entidades do setor produtivo voltam a alertar para impacto do aumento de impostos em AL
MPAL, MPF e DPE exigem ações da Sesau para promover equidade racial na saúde
Rede pública de Alagoas terá monitoramento pós-parto com projeto de Cibele Moura
Prêmio CRIA destaca ações e personalidades da Primeira Infância em Alagoas
Parceria com indústrias de laticínios vai fortalecer gestão da CPLA, anuncia Paulo Dantas
Colisão entre carro e motocicleta deixa mulher ferida no Centro de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
