Prefeito de Maceió participa do centenário da Academia Alagoana de Letras
Organização foi fundada no dia 1° de novembro de 1919

O prefeito Rui Palmeira participou, na noite dessa quarta-feira (30), da solenidade de comemoração dos 100 anos da Academia Alagoana de Letras, realizada na sede da entidade, no Centro.
“Seremos a geração que viu o bicentenário de criação da cidade de Maceió, os 200 anos de emancipação política de Alagoas, e os 100 anos da Academia Alagoana de Letras. Esta data é mais um marco para Maceió. Quanta gente boa já passou e continua na entidade. Temos grandes imortais que se destacaram na poesia, na prosa, no romance. Figuras da melhor qualidade que engrandecem nossa cidade”, afirmou o prefeito Rui Palmeira que compôs a frente de honra.
A Academia Alagoana de Letras foi fundada no dia 1° de novembro de 1919. Possui 40 cadeiras numeradas, 38 ocupadas, cada uma delas homenageia um alagoano ilustre já falecido.
“É um desafio que uma instituição cultural dure tanto tempo. Significa que houve um empenho de muitas gerações que se prepararam para colher a memória do lugar, a vocação do território e a expansão para o diálogo com o país. É um dia magnífico”, disse o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, que esteve presente ao evento.
Para o presidente da Academia Alagoana de Letras, Alberto Rostand Lanverly, o centenário da entidade mostra que a cultura é forte. “Completar 100 anos de atividades mostra que a chama do saber nunca haverá de se apagar. São décadas de muita luta tentando fazer com que a força dos nossos antecessores continue viva”, destacou.
A frente de ações que fortalecem a cultura em Maceió, o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinícius Palmeira, reforçou o papel da entidade para a capital alagoana.
“O centenário da Academia representa um grande emblema, um sinal importantíssimo de afirmação do tempo. Uma entidade que é o bastião da literatura, em uma terra de poetas, poetisas, escritores e escritoras, então ela é de alta representatividade. Seu aniversário engrandece a nossa terra e projeta tudo o que a gente tem da alma para o futuro”, disse o gestor.
Veja também
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
