Ronda no Bairro leva literatura, cultura e diversão para estudantes de Maceió
Em parceira com o Sesc, o Programa beneficia jovens e crianças com biblioteca itinerante em regiões periféricas da cidade.
Com um exemplar do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal nas mãos, a estudante Sara Mariana Cesar, de 13 anos, fala animada sobre o quanto gosta de ler. “É ótimo para aprender. Com a leitura eu conheço muitas palavras novas, por isso eu sempre venho emprestar algum livro quando o ônibus está por aqui”.
Ela é um dos cinquenta alunos beneficiados com a visita da Bibliosesc, a biblioteca Itinerante do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Alagoas, que esteve na Escola Estadual Ana Coelho em Jacarecica, na periferia do Litoral Norte de Maceió, na manhã desta sexta-feira (07), em parceira com o Programa Ronda no Bairro.
O programa, que vem mudando a realidade dos maceioenses com o policiamento de proximidade, também realiza ações sociais que promovem cidadania e qualidade de vida a jovens, adultos e crianças. No caso da Bibliosesc, além do apoio operacional proporcionando segurança em sua operação, o Ronda no Bairro também faz acompanhamento com psicólogos e assistentes sociais.
Áurea Vasconcelos, psicóloga e coordenadora da equipe de Articulação e Mobilização Social, explica que o acesso à leitura é essencial na vida e formação das crianças e adolescentes. “Nós vivemos numa era muito digital e muitos jovens não têm o devido contato com os livros. Este trabalho promove o encontro dessas crianças com a literatura brasileira e internacional, além de jogos educativos e beneficia não só escolas, como também locais públicos de grande concentração de pessoas, como praças e mirantes. Toda a população ganha com o projeto porque, além das crianças, os idosos e adultos também frequentam, leem os jornais disponibilizados e levam livros emprestados”, explica.
Sobre a BiblioSesc
A biblioteca itinerante beneficia onze bairros de Maceió e, nas três áreas de atuação do Ronda no Bairro, atua em parceira com o programa do Governo de Alagoas. “Fazemos duas a três visitas por mês em localidades como Riacho Doce, Pitanguinha, Roseane Collor, enfatizando as regiões com maior carência. A nossa missão não é alfabetizar, mas incentivar a leitura por meio de contação de histórias, empréstimos os livros e jogos educativos”, conta Eduardo Melo, assistente administrativo do Sesc.
Últimas notícias
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
