Justiça

Projeto 'Adote um Idoso' promove interação entre gerações

Última edição do ano aconteceu nesta terça (29), no Abrigo São Vicente de Paulo; estudantes da rede pública e padrinhos conversaram e brincaram com os idosos

Por TJ/AL 01/11/2019 07h07
Projeto 'Adote um Idoso' promove interação entre gerações
Na oportunidade, os idosos puderam conversar com seus padrinhos e dançar ao som de apresentações musicais, juntos dos estudantes da Escola Municipal Antídio Vieira e da Escola Estadual Mota Trigueiros - Foto: Lucas de França (TJ/AL)

O projeto “Adote um Idoso”, do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), promoveu sua última edição do ano, nesta terça-feira (29), no Abrigo São Vicente de Paulo, no bairro Bom Parto, na capital de Alagoas, Maceió. Na oportunidade, os idosos puderam conversar com seus padrinhos e dançar ao som de apresentações musicais, juntos dos estudantes da Escola Municipal Antídio Vieira e da Escola Estadual Mota Trigueiros.

O projeto faz parte de uma parceria entre o Programa Nacional de Incentivo a Leitura (Proler) e o PCJE. Desde o início do ano os idosos vinham recebendo cartas de padrinhos que ainda não conheciam pessoalmente. Neste encerramento da ação, eles finalmente tiveram um encontro emocionante com os padrinhos, recebendo presentes, além de uma doação de 100 latas de leite em pó, realizada pela Esmal (Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas). O cordelista Jorge Calheiros e estudantes da Escola Municipal Dom Hélder Câmara realizaram apresentações durante a visita.

"Não existe alegria melhor do que a gente promover a felicidade no outro. A gente tirar um pouquinho do nosso tempo pra proporcionar um momento gostoso desse, feliz. É sempre uma satisfação enorme. Não tem palavra pra descrever o quanto é bom participar disso aqui", disse Jeane Mendonça, madrinha de Manoel Francisco, de 81 anos.

"Ela já tinha mandado um 'bocado' de carta pra mim e agora foi a surpresa de conhecer a dona Jeane. Gostei de tudo hoje", contou Manoel, que aproveitou a música e também se apresentou com um violão para os estudantes.

Para Conceição Marques, servidora do PCJE, o projeto traz um momento muito importante de interação. “A gente percebe que os alunos se envolvem muito com os idosos na visita e além dessa sensibilização nós trabalhamos a leitura e a escrita com as cartas. E agora os padrinhos finalmente se encontraram. A gente gera essa expectativa durante o ano e é bem interessante porque é uma surpresa. Foi bem emocionante. É um momento esperado pelos idosos”, disse.

 O ‘Adote um Idoso’ tem com objetivo incentivar a leitura e a escrita entre os jovens, além de promover o afeto e a interação entre gerações.