Projeto 'Adote um Idoso' promove interação entre gerações
Última edição do ano aconteceu nesta terça (29), no Abrigo São Vicente de Paulo; estudantes da rede pública e padrinhos conversaram e brincaram com os idosos

O projeto “Adote um Idoso”, do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), promoveu sua última edição do ano, nesta terça-feira (29), no Abrigo São Vicente de Paulo, no bairro Bom Parto, na capital de Alagoas, Maceió. Na oportunidade, os idosos puderam conversar com seus padrinhos e dançar ao som de apresentações musicais, juntos dos estudantes da Escola Municipal Antídio Vieira e da Escola Estadual Mota Trigueiros.
O projeto faz parte de uma parceria entre o Programa Nacional de Incentivo a Leitura (Proler) e o PCJE. Desde o início do ano os idosos vinham recebendo cartas de padrinhos que ainda não conheciam pessoalmente. Neste encerramento da ação, eles finalmente tiveram um encontro emocionante com os padrinhos, recebendo presentes, além de uma doação de 100 latas de leite em pó, realizada pela Esmal (Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas). O cordelista Jorge Calheiros e estudantes da Escola Municipal Dom Hélder Câmara realizaram apresentações durante a visita.
"Não existe alegria melhor do que a gente promover a felicidade no outro. A gente tirar um pouquinho do nosso tempo pra proporcionar um momento gostoso desse, feliz. É sempre uma satisfação enorme. Não tem palavra pra descrever o quanto é bom participar disso aqui", disse Jeane Mendonça, madrinha de Manoel Francisco, de 81 anos.
"Ela já tinha mandado um 'bocado' de carta pra mim e agora foi a surpresa de conhecer a dona Jeane. Gostei de tudo hoje", contou Manoel, que aproveitou a música e também se apresentou com um violão para os estudantes.
Para Conceição Marques, servidora do PCJE, o projeto traz um momento muito importante de interação. “A gente percebe que os alunos se envolvem muito com os idosos na visita e além dessa sensibilização nós trabalhamos a leitura e a escrita com as cartas. E agora os padrinhos finalmente se encontraram. A gente gera essa expectativa durante o ano e é bem interessante porque é uma surpresa. Foi bem emocionante. É um momento esperado pelos idosos”, disse.
O ‘Adote um Idoso’ tem com objetivo incentivar a leitura e a escrita entre os jovens, além de promover o afeto e a interação entre gerações.
Veja também
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
