Maceió ganha representantes mirins no Dia Mundial da Criança
Data é comemorada no dia 21 de novembro
Em alusão ao Dia Mundial da Criança, Prefeitura e secretarias municipais vão ganhar, pelo terceiro ano consecutivo, representantes mirins por um dia. Durante todo o dia 21 de novembro, crianças e adolescentes ocuparão simbolicamente um cargo público e irão desenvolver atividades juntamente com os gestores.
A ação, que acontece no mundo todo, faz parte das comemorações da data e conta com a participação de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de instituições da rede de proteção e garantia dos direitos de criança e adolescentes.
Este ano, o apelo global à ação é a celebração dos 30 anos da convenção dos direitos da criança e é uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), através da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU).
A chefe de Gabinete da Prefeitura, Andrea Houly, explica que a proposta é valorizar os direitos da criança e do adolescente, por meio da ocupação de espaços institucionais importantes. “Em 2018, o Dia Municipal da Criança foi instituído por lei em Maceió e este ano iremos celebrar a convenção dos 30 anos dos direitos das crianças. Nós vamos reunir cerca de 15 crianças que irão ocupar espaços no Legislativo, Executivo, Judiciário, controle social e em outras instituições da rede de proteção e garantia dos direitos das crianças com o objetivo de que durante esse dia essas crianças sejam protagonistas nesses espaços”, informa.
A data é considerado um dia de ação para defender e conscientizar a população sobre os problemas que as crianças enfrentam. Mas é também um momento para celebrar o progresso nas ações públicas destinadas às crianças.
A consultora do Unicef para a Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), Juliana Vergetti, afirma que este é um momento para todos se unirem em torno da garantia dos direitos da infância. “É um dia de ação para defender os direitos das crianças e conscientizar a população para que todos possam ajudar a construir um lugar onde todas as crianças estejam na escola, protegidas contra danos e que possam crescer e se desenvolver com seus direitos assegurados”, pontuou.
Ela explica ainda que o Dia Mundial da Criança foi instituído internacionalmente para o dia 20 de novembro, mas em Alagoas, devido às comemorações do Dia da Consciência Negra, a ação é promovida no dia 21.
A ação terá início na Prefeitura de Maceió, às 8h, com solenidade de posse das crianças nos cargos dos gestores que representarão. Este ano, os participantes são meninos e meninas de 10 a 15 anos atendidos pela Rede Municipal de Educação, Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e AABB Comunidade.
Depois de cumprir o expediente nas funções administrativas que representarão, todos os participantes irão se reunir na Câmara Municipal de Maceió, onde assistirão a uma sessão extraordinária. Durante a sessão, as crianças darão seus depoimentos sobre a experiência.
Veja também
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
