Documentário sobre machismo é exibido para estudantes da rede pública
Ação em parceria com a Coordenadoria da Mulher do TJAL também promoveu uma conversa sobre violência doméstica
Cerca de 150 alunos da Escola Estadual Tavares Bastos assistiram, na manhã desta sexta-feira (22), o documentário “O Silêncio dos Homens” no auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). A ação é parte do cronograma dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violênca contra as Mulheres, em parceria com a Coordenadoria da Mulher do TJAL.
Além da exibição, os estudantes debateram sobre machismo, violência contra a mulher, e como eles também afetam os homens. Para a juíza Marcela Pontes, a ação tem como objetivo promover um Judiciário mais cidadão, e é importante para criar consciência e dar esperança aos jovens, informando onde eles podem buscar ajuda.
“A gente não tá aqui só para reprimir, com destaque da violência doméstica, porque é notório que só a punição não resolve o problema da sociedade. A gente precisa construir nessas crianças uma cultura de paz, precisa transmitir pra elas uma forma de interpretar e deixar de lado o machismo”, explica a magistrada.
O estudante Cleverton da Conceição, de 17 anos, aproveitou a oportunidade para falar sobre sua experiência, além de deixar um recado para os colegas de turma: “A gente precisa dialogar mais, tirar dúvidas, e também se abrir para os outros sobre o que está acontecendo em casa, ou no trabalho, em qualquer lugar”. Para Cleverton, debater sobre o tema é importante para evitar que, no futuro, as pessoas se tornem violentas e reproduzam as agressões presenciadas durante a infância.
A professora Vilma Cristine vê a iniciativa como algo fundamental para os alunos. “Eles são oriundos de uma comunidade que já tem uma violência social por si só, e eles precisam perceber que é possível fazer a diferença aprendendo mais, compartilhando outras informações sobre outros prismas, de forma que eles possam reconceituar seu papel dentro de sua comunidade de forma a melhorar para si e para o próximo”.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
