Documentário sobre machismo é exibido para estudantes da rede pública
Ação em parceria com a Coordenadoria da Mulher do TJAL também promoveu uma conversa sobre violência doméstica
Cerca de 150 alunos da Escola Estadual Tavares Bastos assistiram, na manhã desta sexta-feira (22), o documentário “O Silêncio dos Homens” no auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). A ação é parte do cronograma dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violênca contra as Mulheres, em parceria com a Coordenadoria da Mulher do TJAL.
Além da exibição, os estudantes debateram sobre machismo, violência contra a mulher, e como eles também afetam os homens. Para a juíza Marcela Pontes, a ação tem como objetivo promover um Judiciário mais cidadão, e é importante para criar consciência e dar esperança aos jovens, informando onde eles podem buscar ajuda.
“A gente não tá aqui só para reprimir, com destaque da violência doméstica, porque é notório que só a punição não resolve o problema da sociedade. A gente precisa construir nessas crianças uma cultura de paz, precisa transmitir pra elas uma forma de interpretar e deixar de lado o machismo”, explica a magistrada.
O estudante Cleverton da Conceição, de 17 anos, aproveitou a oportunidade para falar sobre sua experiência, além de deixar um recado para os colegas de turma: “A gente precisa dialogar mais, tirar dúvidas, e também se abrir para os outros sobre o que está acontecendo em casa, ou no trabalho, em qualquer lugar”. Para Cleverton, debater sobre o tema é importante para evitar que, no futuro, as pessoas se tornem violentas e reproduzam as agressões presenciadas durante a infância.
A professora Vilma Cristine vê a iniciativa como algo fundamental para os alunos. “Eles são oriundos de uma comunidade que já tem uma violência social por si só, e eles precisam perceber que é possível fazer a diferença aprendendo mais, compartilhando outras informações sobre outros prismas, de forma que eles possam reconceituar seu papel dentro de sua comunidade de forma a melhorar para si e para o próximo”.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
