Vídeo mostra novas rachaduras em prédio no bairro do Pinheiro
Área de isolamento será ampliada neste sábado (23)
Um vídeo mostra o motivo da Defesa Civil Municipal ampliar a área de isolamento no bairro do Pinheiro, em Maceió. Nas imagens é possível ver as rachaduras em um dos prédios da região que saem do alicerce e chegam as partes superiores da edificação.
As novas áreas isoladas são os blocos 7, 8, 9, 14 e 15 do Conjunto Jardim Acácia. O isolamento acontece na Alameda Cônego Cavalcante de Oliveira, no trecho que vai desde o posto de combustíveis BR Petrobras até o Supermercado Pilar, e na Rua Manoel Menezes, no trecho que compreende o depósito de gás da Ultragaz até o Supermercado Pilar.
O Relatório de Análise Técnica que avaliou o risco estrutural dos blocos aponta que os elementos estruturais dos prédios passaram do estado limite de deformação e encontram-se colapsados e sem funções, com grandes riscos de tombamento iminente, principalmente no que diz respeito às condições encontradas no solo por sua zona de fraturamento. Confira o Relatório de Análise Técnica.
Desde março do ano passado, os moradores sofrem com as rachaduras e afundamento do solo na região, quando ocorreu um grande tremor. Os meses se passaram e o relatório da CPRM é o único indicativo do que estaria causando a situação, o trabalho de mineração.
Esta semana, a Braskem se reuniu com a Defensoria Pública para planejar a relocação dos moradores do bairro do Mutange, mas a região do Pinheiro não foi citada no encontro.