Estação de Tratamento de Esgoto da parte alta de Maceió será inaugurada nesta quarta (27)
Unidade foi construída por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre Casal e Sanama
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Benedito Bentes, construída por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Saneamento Alta Maceió (Sanama), já está pronta e com data para inauguração: a solenidade ocorre na próxima quarta-feira (27), a partir das 10h, e vai contar com a presença do governador Renan Filho.
A unidade terá capacidade para tratar cerca de 1.300 m³/h, no final de plano,isto é, mais de um milhão de litros de águas servidas a cada hora. Assim, a ETE poderá receber e tratar o esgoto oriundo de cerca de 300 mil moradores da parte alta de Maceió, garantindo mais saúde, qualidade de vida e melhorias para o meio ambiente.
Somente nessa estrutura, o investimento gira em torno de R$ 50 milhões. Em todo o Sistema de Esgotamento Sanitário da parte alta, o valor a ser aplicado pela PPP é de aproximadamente R$ 289 milhões.
De acordo com o presidente da Casal, o engenheiro Clécio Falcão, a ETE contará com tecnologia de ponta oriunda da Noruega. “A instalação vai agregar eficiência e qualidade nos serviços de esgotamento sanitário de Maceió por meio de um Reator Biológico de Leito Móvel (MBBR) e do Fluxo Contínuo com Limpeza Intermitente (CFIC)”, detalhou. Ainda segundo ele, “a ETE do Benedito Bentes será a primeira de Alagoas a utilizar as tecnologias citadas, elas possibilitarão um baixo consumo de energia e a não geração de odor”.
Quando todo o sistema de redes coletoras estiver implantado e em operação, ele vai conduzir para a estação o efluente recebido nos seguintes bairros: Benedito Bentes, Salvador Lyra, Santa Lúcia, Dubeaux Leão, José Maria de Melo, Tabuleiro dos Martins, Cidade Universitária, Santos Dumont, além de partes do Clima Bom e do Antares.
Veja também
Últimas notícias
Jovem é preso com drogas e materiais para produção de "loló" em Arapiraca
PM apreende drogas e simulacro de arma de fogo em Delmiro Gouveia e Arapiraca
Após ação da Defensoria, BRK apresenta mapas do esgotamento na Região Metropolitana de Maceió
Enem 2025: divulgados gabaritos e cadernos do segundo dia de provas
Moradores denunciam suspeito de assaltos no Conjunto Novo Jardim, em Maceió
Após cinco quedas consecutivas, sindicalização volta a crescer em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
