Marx quer que Braskem acelere processo de negociação e indenização de moradores
CPRM confirmou que empresa é a responsável pelo fenômeno geológico
Após tomar conhecimento de que a Braskem deve abrir na próxima semana as negociações sobre as remoções e indenizações de parte dos moradores do bairro do Mutange, o deputado federal Marx Beltrão disse nesta sexta-feira (29) que “este processo de negociação e indenização dos moradores precisa avançar com mais celeridade. O laudo da CPRM confirmou que a mineração é a responsável pelas rachaduras nos bairros do Pinheiro, do Bebedouro, do Bom Parto e do Mutange. Não há mais o que esperar, principalmente para quem já deixou sua casa ou para quem está na angústia de perder sua moradia”, cobrou Beltrão.
Marx afirmou ainda que “esta espera é angustiante e o melhor caminho seria o da negociação e indenização imediatas. A chamada ajuda humanitária de R$ 1 mil é um paliativo, não uma solução. Todos, sem exceção, precisam ser indenizados. O caso dos moradores do Pinheiro já desalojados é ainda mais traumático. E o pior é que as informações não são socializadas. Vamos cobrar esta transparência e esta rapidez nas indenizações, mais uma vez, na Comissão da Câmara que investiga o caso e da qual sou relator” afirmou o parlamentar.
“Já afirmei que o fato de a Braskem ser uma grande empregadora e contribuir com o pagamento de muitos impostos em Alagoas não exime esta empresa de suas responsabilidades. A população está muito mais aflita. O inicio das negociações com parcela dos moradores do Mutange é importante, e é uma vitória na luta por justiça à população dos bairros afetados pelas rachaduras provocadas pela atividade de mineração da Braskem. Mas ainda ficam várias perguntas: queremos saber qual será a medida e a reparação ofertada aos demais moradores de bairros como o próprio Mutange, o Pinheiro, o Bom Parto e o Bebedouro”, reiterou o parlamentar.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
