Entenda como será a venda de remédios à base de maconha
Conselho Regional de Farmácia de Alagoas explica a autorização liberada pela Anvisa
Entra em vigor nesta terça-feira (03) a portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que autoriza a comercialização em farmácias de remédios à base de maconha. A presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas explicou como deve acontecer na prática a venda.
Mônica Meira Leite alertou que não foi liberada a venda da planta, mas os remédios que contém o princípio ativo contido nela, o canabidol.
“Da mesma forma que existe a restrição para os medicamentos psicotrópicos e entorpecentes, haverá para este tipo de remédio”, disse.
A presidente do conselho avaliou como positiva a decisão da Anvisa. “Já são comprovados os benefícios deste tipo de medicação, como pacientes com autismo e os que tem esclerose múltipla, melhorando os movimentos e o sono”.
Ela também descreveu que 11% dos pacientes com epilepsia não apresentam mais crises.
Os farmacêuticos em Alagoas passarão por cursos para entender como será feita a comercialização e as orientações aos pacientes, sobre benefícios e feitos colaterais.
Atualmente, medicamentos à base de canabidiol podem ser importados mediante prescrição médica e autorização da Anvisa. O canabidiol, também conhecido por CBD, é um dos mais de cem componentes da Cannabis sativa, nome científico da maconha. Esse composto é um dos mais estudados para fins medicinais e, nos Estados Unidos, é usado como suplemento alimentar.