Com protestos em alta na América do Sul, Mercosul defende democracia e liberdades individuais
"Os problemas da democracia se resolvem com mais democracia", afirmou Macri
Em meio a crises e protestos na América Latina e vozes defendendo medidas pouco democráticas no Brasil, a cúpula do Mercosul que se encerrou nesta quinta-feira em Bento Gonçalves (RS) teve a democracia e as liberdades individuais como um ponto central da declaração presidencial e das falas dos presidentes.
Em seu primeiro parágrafo, a declaração presidencial diz que "a plena vigência das instituições democráticas e o Estado de Direito, assim como a observância dos direitos humanos e liberdades fundamentais são condições essenciais para o processo de integração regional".
No segundo, destaca que "a democracia e a prosperidade se reforçam mutuamente, e que o Mercosul preserva e defende a democracia para o benefício de seus povos".
Dos quatro países do bloco --Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil--, apenas o governo de Maurício Macri passou nos últimos meses por protestos intensos, mas não a ponto de colocar em risco seu mandato. O argentino perdeu a reeleição e deixa o cargo em cinco dias, mas o processo eleitoral transcorreu em tranquilidade.
No entanto, nos últimos meses a América do Sul viu protestos violentos no Equador, no Chile --em que o presidente Sebastián Piñera ainda tenta um acordo nacional para interromper as manifestações-- e na Bolívia, que levou à renúncia e exílio de Evo Morales. Mais recentemente, a Colômbia começou a enfrentar também grandes manifestações.
Em seu discurso de despedida do Mercosul, Macri declarou que a Argentina tem um "compromisso irrenunciável com a democracia, a liberdade e os direitos humanos".
"Os problemas da democracia se resolvem com mais democracia", afirmou.
Já o presidente Jair Bolsonaro, cujo governo é alvo de críticas constantes por falas e medidas consideradas de viés autoritário, ressaltou, em um discurso sem improvisos, que "o compromisso do Brasil com a liberdade tem que prosseguir".
"Mais do que nunca a democracia é um pilar essencial", disse.
Veja também
Últimas notícias
Homem é preso por agredir e ameaçar esposa por causa de discussão sobre enterro em Craíbas
Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo no município de Igaci
Suspeito de participar do tráfico de drogas em Maceió é morto na Cidade Universitária
Carreta colide com oito veículos e deixa cerca de 10 feridos em Santa Catarina
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
