UTI neonatal: MPF e MP/AL acompanham inspeção judicial na Santa Mônica
Vistoria ocorreu em razão de ação civil pública ajuizada pelos órgãos ministeriais

No dia 26 de novembro, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) acompanharam inspeção judicial realizada na Maternidade Escola Santa Mônica para conferir as condições de funcionamento de 26 leitos, sendo 11 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e 15 de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal.
A inspeção acontece em razão da ação civil pública ajuizada pelo MPF e MP/AL contra a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o Estado de Alagoas e a União, em fevereiro de 2018, para que fossem adotadas todas as providências necessárias à pronta disponibilidade dos 26 leitos neonatais intensivistas.
A procuradora da República Roberta Lima Barbosa Bomfim e a promotora de Justiça Louise Teixeira acompanharam a inspeção judicial realizada pelo magistrado Raimundo Alves de Campos Júnior e servidores técnicos da Justiça Federal em Alagoas (JF/AL).
Saiba mais
A ação ajuizada baseou-se em inquérito civil nº 1.11.000.000214/2015-31 instaurado a partir de representação do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social em Alagoas, no qual questionaram a reabertura da maternidade, em fevereiro de 2015, sem que a reforma estivesse integralmente concluída. Também apontaram o novo fechamento da maternidade, logo em seguida, em face de curto circuito provocado por chuvas e que deixaram toda a unidade sem energia, sendo necessária a remoção imediata dos pacientes.
Desde então, a procuradora da República Roberta Bomfim, juntamente com o MP/AL, acompanham a situação dos leitos de UTI e UCI Neonatal no Estado de Alagoas. Assim, depois de diversas tentativas extrajudiciais de composição administrativa, inclusive com o anúncio, por parte do Governo do Estado, de contratação dos profissionais de saúde necessários à reabertura dos leitos, mas sem que efetivamente tais leitos fossem disponibilizados, as representantes dos órgãos ministeriais federal e estadual em Alagoas, foram impelidas a buscar a tutela jurisdicional.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
