Professora da rede pública de Maceió concorre a prêmio nacional de projetos inspiradores de educação
Concurso está com votação online aberta a partir desta semana

O concurso de educação Mind Lab Inspira divulgou, na segunda-feira (16), qual projeto da rede municipal de ensino de Maceió foi selecionado entre os 9 melhores de todo Brasil e passará por votação popular. O prêmio reconhece as melhores práticas da educação com o uso da metodologia MenteInovadora, que desenvolve habilidades socioemocionais e cognitivas de alunos em 522 escolas públicas do Brasil. Para ajudar a iniciativa de Maceió a vencer, basta clicar aqui e votar .
O projeto selecionado é da professora Jaciana Costa, que leciona na Escola Municipal Selma Bandeira. A educadora utilizou o jogo Formas e Cores para preparar alunos de Ensino Fundamental para um torneio nacional de raciocínio avançado. Para que os alunos tivessem mais chances de chegar à final do torneio, Jaciana aplicou o "método da escada", que incentiva o estudante a focar em um desafio de cada vez, até que o objetivo final seja conquistado.
"Tivemos a experiência de levar nossos alunos para a etapa final do torneio, em São Paulo. Esse foi um momento de aprendizado e superação de expectativas, não só para a escola, mas também para os pais, que perceberam até onde seus filhos podem chegar", explica Jaciana.
Votação popular
Outros 8 projetos desenvolvidos por professores de rede pública de cidades do Sul, Sudeste e Nordeste do país também foram selecionados para a etapa final do concurso e ficarão expostos na plataforma para votação popular online a partir de hoje. Os votos vão ser contabilizados até o dia 20 de fevereiro. O vídeo mais votado será consagrado campeão nacional e o autor do projeto ganhará uma viagem em família para o Beach Park, no Ceará.
A seleção do Mind Lab Inspira recebeu, no total, 60 vídeos de professores contando sobre projetos que aplicaram em sala de aula para o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes da rede pública. Na primeira fase de avaliação técnica, foram considerados critérios como pertinência do trabalho e a possibilidade de aplicação da atividade por outros professores.
O principal objetivo do concurso é reconhecer as melhores práticas pedagógicas exploradas no Programa MenteInovadora, que desenvolve nos estudantes as habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas com a intenção de que crianças e adolescentes consigam ter o controle emocional em momentos de dificuldade pessoal e profissional.
"Os jogos de raciocínio são ferramentas que permitem trabalhar diversas questões essenciais para o cotidiano dos alunos de forma criativa, lúdica e conectada à realidade. Temos o privilégio de compartilhar histórias inspiradoras de utilização dessa metodologia para expandir o conhecimento das crianças e jovens", afirma Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab. No Brasil, há 5.000 professores capacitados para aplicar a metodologia da Mind Lab em 17 estados.
Veja também
Últimas notícias

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

‘Adolescência’ reforça importância do PL de Daniel Barbosa sobre violência de gênero nas escolas

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Homem é encontrado morto com marcas de tiros e mãos amarradas em Craíbas

Programa ‘Planta Alagoas’ garante sementes para 45 mil agricultores e fortalece o plantio estadual

SMS de Porto Real do Colégio realiza evento Mulher em Foco
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
