Professora da rede pública de Maceió concorre a prêmio nacional de projetos inspiradores de educação
Concurso está com votação online aberta a partir desta semana
                            O concurso de educação Mind Lab Inspira divulgou, na segunda-feira (16), qual projeto da rede municipal de ensino de Maceió foi selecionado entre os 9 melhores de todo Brasil e passará por votação popular. O prêmio reconhece as melhores práticas da educação com o uso da metodologia MenteInovadora, que desenvolve habilidades socioemocionais e cognitivas de alunos em 522 escolas públicas do Brasil. Para ajudar a iniciativa de Maceió a vencer, basta clicar aqui e votar .
O projeto selecionado é da professora Jaciana Costa, que leciona na Escola Municipal Selma Bandeira. A educadora utilizou o jogo Formas e Cores para preparar alunos de Ensino Fundamental para um torneio nacional de raciocínio avançado. Para que os alunos tivessem mais chances de chegar à final do torneio, Jaciana aplicou o "método da escada", que incentiva o estudante a focar em um desafio de cada vez, até que o objetivo final seja conquistado.
"Tivemos a experiência de levar nossos alunos para a etapa final do torneio, em São Paulo. Esse foi um momento de aprendizado e superação de expectativas, não só para a escola, mas também para os pais, que perceberam até onde seus filhos podem chegar", explica Jaciana.
 
Votação popular
Outros 8 projetos desenvolvidos por professores de rede pública de cidades do Sul, Sudeste e Nordeste do país também foram selecionados para a etapa final do concurso e ficarão expostos na plataforma para votação popular online a partir de hoje. Os votos vão ser contabilizados até o dia 20 de fevereiro. O vídeo mais votado será consagrado campeão nacional e o autor do projeto ganhará uma viagem em família para o Beach Park, no Ceará.
A seleção do Mind Lab Inspira recebeu, no total, 60 vídeos de professores contando sobre projetos que aplicaram em sala de aula para o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes da rede pública. Na primeira fase de avaliação técnica, foram considerados critérios como pertinência do trabalho e a possibilidade de aplicação da atividade por outros professores.
O principal objetivo do concurso é reconhecer as melhores práticas pedagógicas exploradas no Programa MenteInovadora, que desenvolve nos estudantes as habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas com a intenção de que crianças e adolescentes consigam ter o controle emocional em momentos de dificuldade pessoal e profissional.
"Os jogos de raciocínio são ferramentas que permitem trabalhar diversas questões essenciais para o cotidiano dos alunos de forma criativa, lúdica e conectada à realidade. Temos o privilégio de compartilhar histórias inspiradoras de utilização dessa metodologia para expandir o conhecimento das crianças e jovens", afirma Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab. No Brasil, há 5.000 professores capacitados para aplicar a metodologia da Mind Lab em 17 estados.
Veja também
Últimas notícias
            Comoção e revolta marcam enterro de jovem morta durante tentativa de venda de drone em São Paulo
            Alfredo Gaspar denuncia desvio de R$ 221 milhões e critica impunidade na CPMI do INSS
            TJ inicia Semana da Conciliação com quase 3 mil casos pautados em Alagoas
            Castro defende no STF operação que deixou mais de 120 mortos no Rio
            Secretaria de Estado da Saúde dá início à Campanha Novembro Roxo
            Hospital da Mulher de AL realiza mais de mil mamografias durante o Outubro Rosa
Vídeos e noticias mais lidas
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
		