Laudos indicando causa do deslizamento, no Recife, devem ficar prontos em 15 dias
A informação foi divulgada em coletiva nesta terça-feira pela secretária estadual de Recursos Hídricos, Fernandha Batista
Um inquérito policial foi aberto para investigar as causas do deslizamento de uma barreira, nesta terça-feira (24), que atingiu duas casas e deixou sete mortos e três feridos, no bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife. Moradores denunciaram que havia um vazamento em uma tubulação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na área. O governo estadual não descartou a possibilidade.
A Defesa Civil do Recife informou que uma das casas atingidas, onde morreram três pessoas, foi interditada. Além disso, famílias de outras cinco residências próximas foram orientadas a deixar os imóveis. O governo também analisa oferecer assistência social e financeira aos afetados.
Equipes de perícia do Instituto de Criminalística foram enviadas ao local da tragédia. A gerente-geral de Polícia Científica, Sandra Santos, informou que um equipe de Engenharia Legal ficou responsável por levantar as causas do deslizamento e que o prazo de conclusão do laudo é de 30 dias.
A secretária estadual de Recursos Hídricos afirmou que um monitoramento constante é feito com lideranças comunitárias para verificar possíveis vazamentos, mas que não havia registro de incidentes do tipo. Entretanto, moradores disseram que dois canos estouraram na localidade.
"Não houve nenhum registro, nos últimos 30 dias, de algum chamado tratando da ocorrência de vazamento. Não descartamos a possibilidade de haver, mesmo sem registro, mas isso tudo vai ser identificado através da elaboração do laudo que vai ser iniciado hoje", afirmou a secretária.
Fernandha Batista afirmou, ainda, que além de investigações visuais, peritos realizam ensaios e análises geotécnicas e hidráulica, do funcionamento das adutoras e tubulações que passam pela localidade. Assim, o governo busca entender as movimentações de terra e do sistema de abastecimento de água no local do acidente.
Em julho deste ano, outras 12 pessoas morreram soterradas por causa de deslizamentos de barreiras causados pela chuva no Recife, Olinda, Camaragibe e Abreu e Lima.
Veja também
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
