Segurança: SMTT alerta para os riscos do transporte clandestino
Agentes de fiscalização atuam diariamente no combate a prática ilegal
Durante todo o ano de 2019, as equipes do Grupamento de Ações Táticas de Transportes (GATT) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) intensificaram as fiscalizações e tiraram de circulação das vias de Maceió 517 veículos efetuando o transporte remunerado irregular de passageiros, os chamados clandestinos. Com o período das festas de fim de ano se aproximando, o órgão faz um alerta sobre os riscos para quem utiliza esse serviço pirata.
Diversas irregularidades são encontradas pelas equipes da SMTT durante as ações fiscalizatórias, a exemplo de equipamentos de segurança inoperantes, pneus em mau estado de conservação, documentação do veículo em desacordo com o que estabelece a legislação brasileira de trânsito e condutores trafegando sem portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“Com a chegada do fim de ano, a quantidade de veículos realizando o serviço clandestino aumento, trazendo valores diferenciados que atraem mais passageiros. A população deve estar ciente dos riscos que correm ao utilizar este tipo de transporte pirata sem a devida autorização da Superintendência. Por não serem vistoriados e nem estarem registrados na SMTT, os condutores não passam por uma avaliação de antecedentes criminais e nem têm os itens de segurança dos veículos avaliados. Isso implica para que a segurança e a integridade física do maceioense sejam colocadas em risco”, enfatizou a assessora técnica da Divisão de Regulares da SMTT, Vanessa Sampaio.
Realizar o transporte remunerado de passageiros, quando não licenciado para esse fim, é considerado uma infração gravíssima de acordo com o artigo 231, inciso VIII do CTB. Quem for flagrado recebe multa no valor de R$ 293,47 e perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Como denunciar
Por ser uma prática ilegal, a SMTT orienta que o maceioense exerça sua cidadania e ajude a combater esse tipo de serviço. O cidadão pode denunciar o transporte clandestino ligando para a Central de Atendimento do órgão no número 3312-5340.
Veja também
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
