Reitora da UFAL critica medida provisória publicada por Bolsonaro
Maria Valéria Costa Correia classificou como “antidemocrática”
A Medida Provisória publica pelo presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (24) com regras para a escolha de reitores de universidades federais está dando o que falar na Educação em todo o país. A reitora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maria Valéria Costa Correia, classificou como “antidemocrática” a atitude do chefe do Executivo.
O texto fixa pesos diferentes de voto para professores, funcionários e alunos na eleição. Na prática, isso restringe a autonomia das instituições na definição do processo – muitas adotam paridade na votação, sob justificativa de um modelo mais democrático.
“A Medida Provisória nº 914/2019 é mais um ataque do Governo Bolsonaro à autonomia universitária. Ela pretende substituir a já extremamente problemática Lei nº 9.192/1995, do Governo Fernando Henrique Cardoso”, disse a reitora.
Ela explicou que antes de tudo, é indispensável dizer que a MP é “flagrantemente inconstitucional” uma vez que já existia legislação que regulava o processo de consulta para dirigentes das Universidades, Institutos Federais e Colégio Dom Pedro II.
“Não se vê qualquer necessidade de urgência, como prevê o art. 62 da CF, para que se justifique tal medida. O presidente deturpa, ao agir de tal modo, a finalidade das MPs. Então, o que o presidente busca com tal medida? Está claro que se trata de uma atitude antidemocrática que visa usurpar competência legislativa do Congresso. Caso o Presidente deseje criar nova legislação, deve fazê-lo seguindo os trâmites ordinários para sua proposição. Ao agir deste modo, quebra, portanto, um princípio fundamental ao Estado democrático de Direito: o princípio da separação dos poderes”, explicou.
Valéria não vê avanços nessa lei. “Evidente que não. O presidente e seu ministro da Educação adotaram durante todo o ano diversas ações em ataque à democracia acadêmica, à nossa soberania científico-cultural e, sobretudo, ao princípio da autonomia universitária inscrito no art. 207 da nossa Constituição”.
A reitoria diz que Bolsonaro tem desrespeitado os processos de consulta interna e escolhido, na maioria das vezes, candidatos a reitores com pior desempenho nos processos de consulta eletiva. “Ele busca ampliar ainda mais a tutela sobre as universidades e institutos federais, ao deixar a cargo destes reitores a escolha também dos dirigentes dos campis, minando assim a democracia interna das universidades e institutos”.
Veja também
Últimas notícias
Pré-campanha de Arthur Lira lidera adesões e ganha força rumo ao Senado
Família de mulher encontrada morta em União denuncia atraso em sepultamento
Palmeira dos Índios realiza mutirão de triagem para cirurgia de catarata
Pesquisa do Procon encontra presentes para o Dia dos Pais de até R$ 11 mil
Polícia vai pedir afastamento da torcida organizada do CSA dos estádios
Defesa Civil interdita Ladeira da Moenda, em Maceió, nesta quarta-feira (29)
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
