TJAL empossa 115 militares da reserva para reforçar segurança com a Guarda Judiciária
Presidente Tutmés Airan explicou que a iniciativa buscou aproveitar mão de obra especializada e experiente sem retirar policiais da ativa das ruas

Depois de cumprirem todas as etapas da seleção, 115 policiais e bombeiros da reserva da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) foram empossados pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, para reforçar a segurança de magistrados, servidores e jurisdicionados nas unidades judiciárias. Os militares atuarão em todas as comarcas, sendo 40 na capital e 75 no interior.
O presidente Tutmés Airan explicou que a ideia de contratar militares da reserva surgiu em discussões com o coronel Elias Oliveira, chefe da Assessoria Militar do TJAL, a fim de atender a uma reivindicação dos magistrados e garantir mais segurança. De acordo o desembargador, a iniciativa buscou aproveitar uma mão de obra especializada e experiente sem comprometer o efetivo da ativa da PM/AL.
“É importante que se chegou a essa solução sem prejudicar a sociedade, não precisou retirar policiais das ruas para suprir essa carência. Em face do efetivo pequeno da Polícia Militar, nós precisamos entender que há pessoas, localidades e situações que precisam mais de segurança do que a gente. Então, dentre outras coisas, essa guarda expressa esse olhar generoso, porque estamos dando a nossa contribuição. O policial que eventualmente estava no Fórum, vai sair do Fórum e vai fazer o trabalho para a comunidade, dentre outras coisas, nós estamos desafogando a polícia propriamente estatal”, explicou o desembargador.
O convênio com o Governo do Estado foi assinado em julho do ano passado, dando início ao processo seletivo e preparação para a contratação dos militares. O contrato é temporário com validade de dois anos, podendo ser renovado. O guarda judiciário trabalhará oito horas de segunda a sexta, chegando uma hora antes e saindo uma depois do expediente dos servidores e magistrados.
De acordo com o coronel Elias Oliveira, o Poder Judiciário no interior não tinha segurança com agentes próprios e a partir do convênio, todas as comarcas serão beneficiadas com a Guarda Judiciária. Em Maceió, terá ainda uma viatura com quatro guardas que farão ronda em todas as unidades judiciárias para reforçar a segurança já existente.
“Os magistrados terão segurança fardada, ostensivamente armada, que fará a segurança no horário de expediente forense. Não só o magistrado, mas aos servidores e aos jurisdicionados que por ali transitam. Objetivamente, nesse primeiro momento, a segurança é para o Fórum. Mas, por óbvio, se houver qualquer necessidade de segurança em algum momento, eles estarão prontos para intervir”, revelou o coronel.
Há sete anos na reserva, o 2º sargento da PM Humberto Guilherme estava animado para voltar a trabalhar na segurança pública. “A gente se sente valorizado, porque quando vamos para a reserva, não é que seja desprezado, mas ficamos muito ociosos. Trinta anos na ativa e passa para a reserva você quer uma ocupação e o tempo que você passou na ativa não esquece tão rápido. Chegou em um momento bom”, disse o guarda judiciário que trabalhará em Coruripe.
Entre as atividades que serão desenvolvidas estão o policiamento ostensivo de segurança externa e interna das unidades judiciárias, colaboração com a Assessoria Militar, fornecendo resultados de levantamentos técnicos de riscos das áreas e atividades pertinentes, para subsidiar a adoção de medidas de prevenção, e interagir com órgãos de segurança internos e externos, na execução de atividades comuns ou de interesse do Poder Judiciário.
Veja também
Últimas notícias

Operação conjunta apreende munições e celulares sem nota fiscal em Delmiro Gouveia

Davi Davino Filho nega saída do Republicanos e reforça compromisso com independência política em Alagoas

PC divulga imagem para identificar possível suspeito de duplo homicídio em União

Remoção de ônibus que caiu de ribanceira na Serra da Barriga ultrapassa 24 horas

Pesquisa mostra aprovação de 85,5% do prefeito de São Miguel dos Milagres

Após execução em Pilar, deputado Delegado Leonam cobra reforço na segurança pública
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
