Decisão do STF pode gerar paralisação dos servidores dos Correios em AL
Em Alagoas, cerca de 900 funcionários trabalham na empresa
Uma decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, no ano passado sobre o custeio do plano de saúde dos funcionários dos Correios pode gerar uma paralisação dos servidores neste início do ano.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos em Alagoas, Alysson de Oliveira, explicou como a decisão afetou os servidores da empresa.
No mês de outubro do ano passado, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) havia definido que a estatal arcaria com os custos dos planos de saúde na proporção de 70%, enquanto os titulares pagariam os 30% restantes.
“O tribunal também determinou a isenção de coparticipação nos casos que envolvessem internações hospitalares, tratamentos oncológicos ambulatoriais, diálise e hemodiálise”, explicou.
Por fim, estabeleceu o teto do desconto para custeio do plano por parte dos titulares e o limite de sua base de cálculo.
Para Toffoli, no entanto, a decisão do TST poderia comprometer a ordem público-administrativa, tendo em vista que os Correios detém o monopólio do serviço postal brasileiro.
“Fica inviável que os servidores paguem 100% do plano, o que antes era por coparticipação”, completou.
Os representantes do sindicato em Alagoas estarão em Brasília nos próximos dias 15 e 16 para participar desta reunião com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, podendo iniciar uma nova greve.
Em Alagoas, os Correios contam com aproximadamente 900 funcionários.
Veja também
Últimas notícias
Operação em Quebrangulo desarticula ponto de tráfico e prende foragidos por homicídio
Moradoras de Delmiro Gouveia estão entre mortos em acidente com ônibus em MG
Mototaxistas e motofretistas economizam R$ 530 em taxas do Detran/AL em 2026
CBMAL registra mais de 3,3 mil atendimentos em acidentes de trânsito em 2025
Perícia descarta homicídio no caso da mulher encontrada morta na Chã de Bebedouro
Após sofá ser recolhido por engano, moradora do Jacintinho ganha móvel novo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
