Deputada Tereza Nelma indica o nome da Dra. Zilda Arns para Heróis da Pátria
Zilda Arns morreu há dez anos, enquanto cumpria uma missão humanitária no Haiti
A deputada federal Tereza Nelma indicou o nome da Dra. Zilda Arns para compor o “Livro de Aço”, também conhecido como o “Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria”, em reconhecimento a sua dedicação e empenho na fundação e coordenação da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. No último domingo, 12 de janeiro, completaram-se 10 anos do falecimento de Zilda, vítima de um terremoto no Haiti.
A indicação foi feita através de um Projeto de Lei, nº 1937/2019, que já está tramitando no Congresso. Para ter o nome inserido definitivamente no livro, é necessário que o Senado Federal e a Câmara dos Deputados aprovem a inclusão. Só podem ser homenageadas pessoas falecidas há pelo menos 10 anos, e que tiveram um papel fundamental na construção do País.
No Livro dos Heróis Nacionais já constam 40 personalidades: Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Marechal Deodoro da Fonseca, Tancredo Neves, Santos Dumont, Dom Pedro I, Dom Pedro II, Anita Garibaldi, dentre outros.
Zilda Arns Neumann
Ainda na juventude, Zilda já despertava seu gosto pela medicina, quando acompanhava a mãe nos trabalhos de parto que fazia pela pequena Forquilhinha (SC), sua cidade natal. Formou-se médica ao se mudar para Curitiba (PR) e, com foco na pediatria, atuava em hospitais dedicados à população pobre. Trabalhou por 27 anos na saúde pública, onde também se destacou como sanitarista.
Em 1983 na cidade de Florestópolis (PR), com o apoio do cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, Zilda criou a Pastoral da Criança. O objetivo era de levar às comunidades de baixa renda a prevenção e o tratamento de doenças nas crianças e mães. Um dos grandes feitos da Pastoral da Criança foi a criação da MultiMistura, um suplemento natural que até hoje ajuda crianças desnutridas a se alimentar e fortificar.
Também por iniciativa de Zilda Arns, a Pastoral da Pessoa Idosa foi fundada em 2004, durante a assembleia geral da CNBB. A proposta é promover oportunidades, melhorar a qualidade de vida e garantir o respeito aos direitos dos idosos, multiplicando o saber e a solidariedade fraterna, proporcionando dignidade, esperança e vida plena aos idosos.
Apesar da morte trágica, em 2010, faleceu fazendo o que mais gostava, ajudando o próximo, em uma missão comunitária no Haiti.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
