Deputada Tereza Nelma repudia atitude transfóbica de Shopping
Ela postou uma nota de repúdio nas redes sociais
A deputada federal Tereza Nelma repudiou, por meio de suas redes sociais, a atitude transfóbica do Shopping Pátio Maceió. "A minha luta por respeito e igualdade transcende gênero, cor, ou classe social. Por isso, não poderia calar diante do fato ocorrido nesta sexta-feira (3)", citou a deputada.
O caso
A transexual Lana Hellen foi retirada a força de shopping de Maceió após protestar por não poder entrar no banheiro feminino. No vídeo, ela reclama de que o segurança não a deixou usar o banheiro feminino, e ela argumenta, sobre qual banheiro deve usar. Ela também acusa os seguranças de homofobia. Nas imagens, a transexual anda pelos corredores do shopping protestando sobre o ocorrido, depois ela sobe em uma mesa da praça de alimentação e retirada a força pelos seguranças. Alguns populares aplaudem a atitude dos seguranças.
Leia nota na íntegra:
NOTA DE REPÚDIO
A minha luta por respeito e igualdade transcende gênero, cor, ou classe social. Por isso, não poderia calar diante do fato ocorrido nesta sexta-feira (3), no Shopping Pátio Maceió, onde uma mulher transsexual sofreu violência e transfobia praticado pelos seguranças do estabelecimento. Ela, em seu direito garantido por lei, foi impedida de utilizar o banheiro feminino. É repudiante que atos como este, de desrespeito e preconceito, ainda prevaleçam em nossa sociedade.
Por lei, os direitos da comunidade LGBTQI+, incluindo da população transsexual e travesti, são resguardados e é preciso que as autoridades tomem as providências cabíveis.
Quem conhece minha trajetória política sabe da luta em defesa do público LGBTQI+ inclusive como uma das parlamentares brasileiras que mais fez leis voltada para a garantia de direitos dessas pessoas. A exemplo da lei municipal que garante o direito dos travestis e transexuais ao uso e tratamento pelo nome social, em Maceió.
Aqui, fica minha indignação por este acontecimento, ao mesmo tempo que abro as portas do meu gabinete para prestar qualquer auxílio necessário a esta mulher.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
