Tereza Nelma coordena Frente de Enfrentamento às IST, HIV/Aids e Hepatites Virais
Missão é desenvolver ações que contribuam para a redução dos índices de incidência da doença, da vulnerabilidade da população
A deputada federal Tereza Nelma será uma das coordenadoras da Frente Parlamentar de Enfrentamento às IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, da Câmara dos Deputados. A frente, lançada no Salão Nobre, tem a missão de desenvolver ações que contribuam para a redução dos índices de incidência da doença, da vulnerabilidade da população e do estigma social. Além de promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS e hepatites virais.
Tereza Nelma destaca que, com cortes de recursos e desmonte de políticas públicas, realizadas diariamente pelo Governo Federal, os índices de infecção e de mortalidade voltaram a crescer. “ A Frente será um instrumento nessa luta contra retrocessos. Precisamos continuar nos empenhando em fortalecer ações para enfrentar esse problema de saúde pública e que não pode ser negligenciado. Essa é uma das minhas lutas, desde a Câmara de Vereadores de Maceió, porque conheço essa realidade no meu Estado e sei o quanto é grave os desmonte de programas para essa área”, disse Tereza, a primeira em Alagoas a contratar um cidadão com Aids, de carteira assinada, quando presidiu a Associação Pestalozzi de Maceió.
As ações da Frente serão adequadas aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma a contribuir no combate à epidemia. A Frente, que contou com mais de 200 assinaturas de deputados e senadores para sua instalação, tem também como coordenadores as deputadas Erika Kokay (PT-DF), Maria do Rosário (PT-RS), e os deputados Túlio Gadelha (PDT-PE) e Paulo Teixeira (PT-SP).
Durante o evento, especialistas, ativistas e parlamentares também manifestaram a preocupação com os desmontes da política de HIV e Aids no Brasil. Estiveram presentes no lançamento, entidades e representantes da luta contra o HIV no Brasil, e junto com eles, Lucinha Araújo, presidente da Sociedade Viva Cazuza e mãe do cantor Cazuza, e a dona Carminha Manfredini, mãe do também cantor Renato Russo.
Desmontes
Em junho, parlamentares acionaram a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal (MPF), pedindo providências em relação Decreto 9.795, de 17 de Maio de 2019, que muda a estrutura do Ministério da Saúde.
O Decreto rebaixou o departamento de IST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde para parte de um setor mais amplo chamado departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Tereza Nelma ressaltou que, “a mudança ignora o termo AIDS, como forma de diminuir a gravidade do assunto e a importância do combate à doença”, justificou a parlamentar.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
