Tereza Nelma coordena Frente de Enfrentamento às IST, HIV/Aids e Hepatites Virais
Missão é desenvolver ações que contribuam para a redução dos índices de incidência da doença, da vulnerabilidade da população
A deputada federal Tereza Nelma será uma das coordenadoras da Frente Parlamentar de Enfrentamento às IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, da Câmara dos Deputados. A frente, lançada no Salão Nobre, tem a missão de desenvolver ações que contribuam para a redução dos índices de incidência da doença, da vulnerabilidade da população e do estigma social. Além de promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS e hepatites virais.
Tereza Nelma destaca que, com cortes de recursos e desmonte de políticas públicas, realizadas diariamente pelo Governo Federal, os índices de infecção e de mortalidade voltaram a crescer. “ A Frente será um instrumento nessa luta contra retrocessos. Precisamos continuar nos empenhando em fortalecer ações para enfrentar esse problema de saúde pública e que não pode ser negligenciado. Essa é uma das minhas lutas, desde a Câmara de Vereadores de Maceió, porque conheço essa realidade no meu Estado e sei o quanto é grave os desmonte de programas para essa área”, disse Tereza, a primeira em Alagoas a contratar um cidadão com Aids, de carteira assinada, quando presidiu a Associação Pestalozzi de Maceió.
As ações da Frente serão adequadas aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma a contribuir no combate à epidemia. A Frente, que contou com mais de 200 assinaturas de deputados e senadores para sua instalação, tem também como coordenadores as deputadas Erika Kokay (PT-DF), Maria do Rosário (PT-RS), e os deputados Túlio Gadelha (PDT-PE) e Paulo Teixeira (PT-SP).
Durante o evento, especialistas, ativistas e parlamentares também manifestaram a preocupação com os desmontes da política de HIV e Aids no Brasil. Estiveram presentes no lançamento, entidades e representantes da luta contra o HIV no Brasil, e junto com eles, Lucinha Araújo, presidente da Sociedade Viva Cazuza e mãe do cantor Cazuza, e a dona Carminha Manfredini, mãe do também cantor Renato Russo.
Desmontes
Em junho, parlamentares acionaram a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal (MPF), pedindo providências em relação Decreto 9.795, de 17 de Maio de 2019, que muda a estrutura do Ministério da Saúde.
O Decreto rebaixou o departamento de IST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde para parte de um setor mais amplo chamado departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Tereza Nelma ressaltou que, “a mudança ignora o termo AIDS, como forma de diminuir a gravidade do assunto e a importância do combate à doença”, justificou a parlamentar.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
