Alagoas não adotará mudança na venda do GNV
A mudança para quilo vêm sendo discutida em âmbito Nacional

A mudança para venda do GNV ( Gás Natural Veicular) por quilo, vêm sendo pauta das discussões nacionais sobre o valor pago pelo combustível e o volume de gás efetivamente abastecido .O objetivo da mudança é reduzir as possiblidades de erros e fraudes nos postos de combustíveis de todo país. Em uma consulta pública realizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), demostra que a alteração de metro cúbico (m³), para quilogramas (kg), atinge diretamente o consumidor.
Em Alagoas, a mudança ainda é uma ideia distante, mas a expectativa é que a alteração ocorra a longo prazo. O assunto está sendo analizado, se o novo formato da venda de GNV ocorrer isso permitirá que as medições sejam feitas com maior confiabilidade e menos erros de abastecimento.
Se a proposta for aprovada, todos os 1.759 postos de GNV do país terão os dispensers ajustados com densidade 1 e selados pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), órgão delegado do Inmetro responsável pela fiscalização metrológica.
A assessoria da Algás(Gás de Alagoas SA), ressaltou que mesmo que a mudança seja efetivada ainda este ano no país, Alagoas continuará com as vendas do GNV por metro cúbico, pois a mudança ainda é um objeto de estudo efetivo no Brasil.
Em tese, o diretor do Inmetro afirmou que a mudança do padrão de medição do combustível não causará impacto negativo no bolso dos brasileiros. Isso porque um quilograma de GNV chega a conter até 30% a mais de gás (em massa) em relação ao metro cúbico: 1 kg equivale aproximadamente a 1,3 m3, ou seja, o consumidor precisará de menos unidades comercializadas (1,3kg para cada m3) para encher o tanque do veículo. Entretanto, o valor total para enchimento do tanque de GNV não será alterado.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Lagoa da Canoa entrega mais de 20 toneladas de pescado na Semana Santa

Colisão entre carro e moto deixa duas mulheres feridas na AL-115, em Igaci

Homem é assassinado a tiros nas imediações da Ladeira da Moenda, em Maceió

Polícia Civil apura homicídio nas proximidades do CT do CRB; vítima não foi identificada

Na contramão do país, Alagoas reduz número de pessoas em situação de rua no 1⁰ trimestre de 2025

Ex-senador preso por estuprar a filha vai para prisão domiciliar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
