Alagoas não adotará mudança na venda do GNV
A mudança para quilo vêm sendo discutida em âmbito Nacional
A mudança para venda do GNV ( Gás Natural Veicular) por quilo, vêm sendo pauta das discussões nacionais sobre o valor pago pelo combustível e o volume de gás efetivamente abastecido .O objetivo da mudança é reduzir as possiblidades de erros e fraudes nos postos de combustíveis de todo país. Em uma consulta pública realizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), demostra que a alteração de metro cúbico (m³), para quilogramas (kg), atinge diretamente o consumidor.
Em Alagoas, a mudança ainda é uma ideia distante, mas a expectativa é que a alteração ocorra a longo prazo. O assunto está sendo analizado, se o novo formato da venda de GNV ocorrer isso permitirá que as medições sejam feitas com maior confiabilidade e menos erros de abastecimento.
Se a proposta for aprovada, todos os 1.759 postos de GNV do país terão os dispensers ajustados com densidade 1 e selados pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), órgão delegado do Inmetro responsável pela fiscalização metrológica.
A assessoria da Algás(Gás de Alagoas SA), ressaltou que mesmo que a mudança seja efetivada ainda este ano no país, Alagoas continuará com as vendas do GNV por metro cúbico, pois a mudança ainda é um objeto de estudo efetivo no Brasil.
Em tese, o diretor do Inmetro afirmou que a mudança do padrão de medição do combustível não causará impacto negativo no bolso dos brasileiros. Isso porque um quilograma de GNV chega a conter até 30% a mais de gás (em massa) em relação ao metro cúbico: 1 kg equivale aproximadamente a 1,3 m3, ou seja, o consumidor precisará de menos unidades comercializadas (1,3kg para cada m3) para encher o tanque do veículo. Entretanto, o valor total para enchimento do tanque de GNV não será alterado.
Veja também
Últimas notícias
Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate branco da Lacta; entenda
Banda da Polícia Militar de Alagoas anuncia estreia do projeto “Caravana Musical” em Maragogi
Criminosos usando fardas de gari executam homem dentro de depósito em Maceió
Governo de AL concede desconto na renovação de outorga dos transportes complementares
Operação em Quebrangulo desarticula ponto de tráfico e prende foragidos por homicídio
Moradoras de Delmiro Gouveia estão entre mortos em acidente com ônibus em MG
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
