Casal reforça benefícios da interligação do imóvel à rede coletora de esgoto
Quem possui rede operante na rua e não se interligar fica sujeito à fiscalização dos órgãos ambientais; interligação evita doenças e preserva o meio ambiente
A falta de saneamento ainda é a realidade para uma grande parcela da população brasileira e, além dos impactos causados ao meio ambiente, essa situação pode também acarretar o surgimento de doenças. Sendo assim, é essencial que os moradores interliguem o seu imóvel à rede coletora de esgoto onde ela já existe, contribuindo, dessa forma, para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida.
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) reforça que o esgoto, quando coletado e tratado corretamente, traz vários benefícios à população, ajudando no combate à mortalidade de peixes, preservando o curso dos rios e mares, os quais, por sua vez, refletem na saúde da população. Por outro lado, o descarte incorreto do efluente pode causar doenças, tais como: cólera, leptospirose e hepatite.
No conjunto João Sampaio, situado no Benedito Bentes, em Maceió, os moradores já podem interligar o esgoto domiciliar à rede coletora, uma vez que os efluentes serão encaminhados à nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), inaugurada em novembro do ano passado. Após serem realizadas as interligações, as fossas sépticas dos imóveis passarão a ser inutilizadas.
De acordo com a Unidade de Negócio Benedito Bentes, da Casal, a partir da segunda quinzena de janeiro as faturas emitidas já terão a cobrança da tarifa de esgoto. Mesmo os moradores que não realizarem a interligação à rede coletora serão cobrados. Eles também ficam sujeitos às fiscalizações dos órgãos ambientais, caso deixem de fazer essa interligação.
Por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a empresa Sanama, a Casal está levando redes coletoras de esgoto para diversos bairros da parte alta de Maceió. São eles: Benedito Bentes, Salvador Lyra, Santa Lúcia, Dubeaux Leão, José Maria de Melo,Tabuleiro dos Martins, Cidade Universitária, Santos Dumont, além de partes do Clima Bom e do Antares, beneficiando 200 mil moradores.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
