TRE/AL define competências das zonas eleitorais de Maceió e Arapiraca
Divisão foi feita pela necessidade de distribuir carga de trabalho de magistrados e servidores
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), considerando que os municípios de Maceió e Arapiraca abrangem mais de uma Zona Eleitoral e pela necessidade de distribuir, de forma adequada, a carga de trabalho de magistrados e servidores, publicou uma Resolução (nº 16.009), que trata das competências e das distribuições de processamento e julgamento dos feitos relativos às eleições municipais de outubro.
De acordo com o documento, em Maceió, a 1ª Zona Eleitoral ficará responsável pelos registros das candidaturas, a 2ª Zona pelas representações (cassação de registro, diploma ou perda do mandato, investigações judiciais eleitorais e ações de impugnação de mandato eletivo), as 33ª e 54ª Zonas pelas representações e reclamações relativas à propaganda eleitoral e a 3ª Zona cuidará do exame das prestações de contas de campanha e das contas anuais dos partidos políticos.
Em Arapiraca, a 22ª Zona Eleitoral é competente para as representações que importem cassação de registro, diploma ou perda do mandato, investigações judiciais eleitorais e ações de impugnação de mandato eletivo e, ainda, pela fiscalização da propaganda e pesquisas eleitorais. Fica a cargo da 55ª Zona o registro de candidatos e o exame das prestações de contas.
“Essa divisão de competências garante que o planejamento, a organização e a execução de todos os serviços antes, durante e depois do período eleitoral sairão conforme necessário. Por ser uma eleição municipal, há mais envolvimento e participação efetiva dos cartórios eleitorais, mas confiamos plenamente em nossos magistrados e servidores, protagonistas, até outubro, deste pleito”, enfatizou o presidente do TRE/AL, desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
