Atenção alagoanos: Hemoal necessita de doações de sangue para o Carnaval
Nesta segunda-feira (17), o Hemocentro conta com apenas 305 bolsas de sangue
Que tal, antes de pular Carnaval, praticar um gesto solidário e se candidatar à doação de sangue? Com apenas 305 bolsas nesta segunda-feira (17), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) necessita aumentar o estoque para atender a demanda transfusional no período momesco.
Isso porque, o quantitativo de sangue disponível, corresponde a apenas 61% do percentual necessário, que é de 500 bolsas diárias para as Unidades Maceió e Arapiraca. Diante desta realidade, é preciso captar, no mínimo, até o final da semana, mais 195 doações para estabilizar o estoque.
Uma realidade que se deve ao fato de que, no período de Carnaval, as doações de sangue reduzem, mas, por outro lado, o número de transfusões duplica. Situação que ocorre principalmente no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, que consome mais de 65% do sangue coletado pelo Hemoal.
“Contamos mais uma vez com a solidariedade do povo alagoano para estabilizarmos nosso estoque de sangue. É necessário lembrarmos que, antes de cairmos na folia, é importante nos candidatarmos a doação de sangue, uma vez que, àquele que doa hoje, pode vir a precisar de uma transfusão amanhã”, salientou a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha.
Critérios para Doação – Para doar sangue, os candidatos devem ter peso igual ou superior a 50 quilos, no mínimo 16 anos de idade e estar portando um documento de identificação com foto. Os voluntários não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, nos últimos dez anos, hepatite.
Ao comparecer ao Hemoal, seja nas Unidades Maceió e Arapiraca, é necessário estar bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação e, para os doadores que irão repetir o procedimento, é estipulado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Horários de Funcionamento – Durante toda a semana, o Hemoal Maceió, Unidade Trapiche, localizado ao lado do HGE, irá funcionar das 7h às 18h e, no sábado das 8h às 17h. Já a Unidade Farol, situada no Hospital Veredas, vai atender de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.
No interior do Estado, a Unidade Arapiraca, localizada no Laboratório Municipal, na Rua Geraldo Barboza, no bairro Centro, também vai funcionar até sexta. O órgão abre para receber doações de sangue das 7h30 às 17h30.
Veja também
Últimas notícias
Colisão entre caminhão e picape deixa feridos na BR-316 em Satuba
Governador chama Renan Filho de “velhaco” após críticas sobre obras em Santa Catarina
Leonardo Dias denuncia que ambulâncias entregues por Lula ainda estão paradas
Moradores cercam casa e ameaçam babá acusada de agredir criança autista em Arapiraca
Polícia apreende cocaína, crack e maconha em Arapiraca
Mulher invade residência ao ser agredida pelo marido em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
