Atenção alagoanos: Hemoal necessita de doações de sangue para o Carnaval
Nesta segunda-feira (17), o Hemocentro conta com apenas 305 bolsas de sangue
Que tal, antes de pular Carnaval, praticar um gesto solidário e se candidatar à doação de sangue? Com apenas 305 bolsas nesta segunda-feira (17), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) necessita aumentar o estoque para atender a demanda transfusional no período momesco.
Isso porque, o quantitativo de sangue disponível, corresponde a apenas 61% do percentual necessário, que é de 500 bolsas diárias para as Unidades Maceió e Arapiraca. Diante desta realidade, é preciso captar, no mínimo, até o final da semana, mais 195 doações para estabilizar o estoque.
Uma realidade que se deve ao fato de que, no período de Carnaval, as doações de sangue reduzem, mas, por outro lado, o número de transfusões duplica. Situação que ocorre principalmente no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, que consome mais de 65% do sangue coletado pelo Hemoal.
“Contamos mais uma vez com a solidariedade do povo alagoano para estabilizarmos nosso estoque de sangue. É necessário lembrarmos que, antes de cairmos na folia, é importante nos candidatarmos a doação de sangue, uma vez que, àquele que doa hoje, pode vir a precisar de uma transfusão amanhã”, salientou a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha.
Critérios para Doação – Para doar sangue, os candidatos devem ter peso igual ou superior a 50 quilos, no mínimo 16 anos de idade e estar portando um documento de identificação com foto. Os voluntários não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, nos últimos dez anos, hepatite.
Ao comparecer ao Hemoal, seja nas Unidades Maceió e Arapiraca, é necessário estar bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação e, para os doadores que irão repetir o procedimento, é estipulado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Horários de Funcionamento – Durante toda a semana, o Hemoal Maceió, Unidade Trapiche, localizado ao lado do HGE, irá funcionar das 7h às 18h e, no sábado das 8h às 17h. Já a Unidade Farol, situada no Hospital Veredas, vai atender de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.
No interior do Estado, a Unidade Arapiraca, localizada no Laboratório Municipal, na Rua Geraldo Barboza, no bairro Centro, também vai funcionar até sexta. O órgão abre para receber doações de sangue das 7h30 às 17h30.
Veja também
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
