Lei quer proibir carros gasolina e diesel no Brasil
Projeto de lei quer acabar com a venda de carros a combustão em 2030 e proibir circulação em 2040

Enquanto alguns países europeus estão determinando datas limites para a circulação de carros movidos a combustão em seu território, o Brasil parece querer caminhar no mesmo sentido. O projeto de lei 304/2017, do senador Ciro Nogueira (PP-PI), quer proibir a venda de carros movidos a gasolina ou diesel no Brasil a partir de 2030.
Segundo o texto aprovado ontem pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a ideia é que todos os carros movidos a combustíveis fósseis de maneira total ou parcial (híbridos) sejam proibidos de serem vendidos no Brasil dentro de dez anos. Essa lei incluiria também a proibição de híbridos e carros elétricos com extensor de autonomia.
A proposta ainda vai além restringindo também a total da circulação desse tipo de carro em 2040. A exceção ficaria para carros de coleção, visitantes estrangeiros e veículos oficiais. Com isso, apenas carros até 2010 poderiam circular depois desse período, já que são considerados clássicos quando completam 30 anos.
A única diferença é que seriam liberados ainda carros a combustão movidos a biocombustíveis como biodiesel e etanol. Apesar da grande proeminência de carros flex no Brasil, nem todas as marcas importadas adotaram a tecnologia e o baixo volume de vendas de alguns modelos não compensaria a conversão total para o etanol ou biodiesel.
Vai dar certo?
Com a estrutura ainda muito precária para carros elétricos no Brasil, fica um tanto quanto impraticável o novo projeto de lei, que ainda tem que ser aprovado pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) antes de seguir. A brecha envolvendo carros movidos a etanol ou biodiesel deixa as coisas um pouco mais flexíveis.
O mercado de carros elétricos no Brasil praticamente começou em 2019 quando modelos como Renault Zoe, Chevrolet Bolt, Nissan Leaf, JAC iEV40 e Jaguar I-Pace começaram a ser importados. Novos modelos vão chegar nesse ano como Mercedes-Benz EQC e Audi e-Tron.
Veja também
Últimas notícias

Caio Bebeto repudia maus-tratos a cavalo no Benedito Bentes e cobra punição aos responsáveis

Cabo Bebeto critica veto de Paulo Dantas a projeto que beneficia pessoas com deficiência em Alagoas

Caio Bebeto alerta sobre exploração de crianças em situação de rua e pede união de forças

Projeto de Alfredo Gaspar torna crimes contra agentes de segurança hediondos

Hospital Metropolitano salva moradora de União dos Palmares com tumor no rim

PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
