Coronavírus: Sesau diz que não há motivo para alarde e pede reforço em higienização
Chegada de pessoas vindas da Europa está sendo monitorada

Após o estado registrar o primeiro caso suspeito de coronavírus nessa quinta-feira (27), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, afirmou que não há motivo para população alagoana ficar alarmada.
Durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (28), ele explicou que o país tem feito esforços para evitar a propagação, mas que, nem Alagoas, nem o Brasil, teriam como evitar a chegada do vírus.
“A gente está tratando de uma nova gripe. Não há motivo para alarde. Alagoas tem todas as condições de receber, temos estrutura no Serviço de Atendimento Móvel Urgência (Samu) e o Ministério da Saúde tem dado respaldo para que a gente possa evitar propagação”, disse.
Alexandre Ayres explicou ainda que a chegada de pessoas vindas de países com casos confirmados, seja por navios ou aeronaves, está sendo monitorada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).
“Pessoas que vieram dos países listados e estão com sintomas como febre, tosse, fadiga devem procurar uma unidade de saúde”, informou.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta que pessoas com sintomas procurem a unidade a saúde mais próxima, seja pública ou privada. O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) só irá receber casos graves e encaminhados.
Sobre a procura por álcool gel e máscaras em farmácias e lojas de utensílios médicos na capital, Alexandre Ayres afirmou que o tratamento mais indicado é a higienização. “O que fazemos todos os dias, lavar as mãos. Não há nada mais eficaz”.
Paciente suspeito
Ainda não há previsão para que os exames do paciente alagoano com suspeita de coronavírus fiquem prontos, porém a Sesau acredita que eles devem ser liberados até a próxima semana. “Não se espantem se der negativo. Os sintomas são muito semelhantes aos das gripes comuns”, disse Alexandre Ayres.
O paciente, que tem 66 anos e mora em Maceió, já foi liberado para casa, mas continua sendo monitorado. Ele deu entrada em um hospital particular na quarta-feira (26), após uma viagem para França.
Segundo a Sesau, a orientação é que os casos graves de coronavírus fiquem isolados dentro das unidades de saúde e, em casos com sintomas leves, os pacientes são liberados, mas ficam isolados em casa.
Últimas notícias

Secretaria de Saúde de Penedo promove vacinação contra a gripe no próximo sábado, 26

Acidente gravíssimo deixa dois mortos na BR-316, em Pindoba

Prefeitura de Arapiraca realiza doação de mais de 1 mil leites arrecadados durante Bloco Tô Seguro

1ª Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora acontece nesta quinta (24) em Palmeira

Atriz de Ó Paí Ó realiza curso de atuação gratuito em Arapiraca nesta segunda (28)

Micro-ônibus perde freios e atinge poste e veículos na Ladeira dos Martírios, Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
