Programa Criança Alfabetizada treina professores para avaliação de 40 mil estudantes
Provas serão aplicadas ainda este mês e avaliarão a fluência em leitura de alunos estaduais e municipais matriculados no 2º ano do ensino fundamental

A investida do Estado para alfabetizar as crianças alagoanas na idade certa - até os 7 anos - já resulta em ações concretas. Na terça-feira (03), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou o treinamento de professores para aplicação da prova do Programa Criança Alfabetizada, que vai avaliar o nível de alfabetização dos estudantes matriculados nos 2° anos do Ensino Fundamental das escolas estaduais e municipais. A avaliação de alfabetização está prevista para o período de 17 a 23 de março.
Participaram da formação, no Cepa, os professores que atuarão como coordenadores estaduais regionais, os quais repassarão o conteúdo aos coordenadores municipais. Farão a Avaliação de Fluência em Leitura 40 mil crianças do 2° ano do Ensino Fundamental.
O programa visa aprimorar aprendizagens e habilidades para garantir o fortalecimento do Sistema Estadual de Educação, visando novos avanços e qualidade do ensino público no estado.
A supervisora da Estratégia e Avaliação da Seduc, Ivandelma Gabriel, destaca que é a primeira vez que os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental terão sua fluência em leitura avaliada. "O objetivo dessa avaliação é observar em quais níveis os alunos das escolas públicas estaduais e municipais se encontram neste momento", frisa.
O programa também contempla alunos da 1ª série do ensino fundamental, mas estes não serão submetidos à avaliação. Os estudantes destas turmas receberão apostilas que serão trabalhadas em sala de aula pelos professores.
O programa
O Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) Criança Alfabetizada oferecerá assessoria técnica, monitoramento, material de apoio e formações para gestores escolares, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e professores das redes municipais e estadual que atendem crianças dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Também avaliará os estudantes e oferecerá premiação para escolas. Ao todo, 80 mil crianças serão beneficiadas.
O regime de colaboração tem o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além do apoio técnico da Associação Bem Comum, do Instituto Natura e da Fundação Lemann.
Veja também
Últimas notícias
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal

Casal efetua manutenção em conjunto motobomba que abastece Pariconha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
