Audiência pública debate proposta de reforma da Previdência dos servidores de Maceió
Iniciativa cumpre acordo com representantes do funcionalismo e visa esclarecer dúvidas quanto ao projeto do Executivo
Na próxima segunda-feira (09), a Câmara de Vereadores realizará uma audiência pública para debater questões referentes ao Projeto de Lei do Executivo, que trata do regime de Previdência dos servidores públicos municipais de Maceió.
Proposta pelo líder do governo, vereador Samyr Malta (PTC), o encontro que acontece às 9h30, tem o objetivo de esclarecer dúvidas acerca da proposta. “Uma portaria publicada pelo Ministério da Economia, ainda em 2019, define regras e prazos para que estados, Distrito Federal e municípios, adaptem os respectivos regimes próprios de Previdência Social à reforma da Previdência, aprovada pelo Congresso no ano passado. As adequações devem ser aprovadas até 31 de julho de 2020, sob pena de bloqueio no repasse de recursos federais, por isso a importância do diálogo com as categorias”, disse.
Para o encontro, são esperados representantes da Câmara Municipal e da Prefeitura, do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (IPREV), dos sindicatos e funcionários municipais. “É um debate de extrema importância, pois vai mexer com a vida de muitas categorias profissionais. A ideia é discutir com as diversas representações e, após essa etapa, encaminhar contribuições ou sugerir mudanças no projeto para que, finalmente, ele possa ser colocado em pauta para votação”, destacou Samyr Malta.
A iniciativa surgiu após reunião com representantes das categorias do funcionalismo municipal, quando da abertura do ano legislativo em 18 de fevereiro. Servidores pediram ao Legislativo que não aprovassem a proposta de reforma encaminhada pelo Executivo sem uma ampla discussão e sem um canal de entendimento com a Prefeitura quanto à data-base para reajuste salarial.
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Kelmann Vieira (PSDB), o Poder Legislativo de Maceió cumpre seu papel de intermediar o diálogo, ouvir os mais diversos segmentos e buscar sempre o entendimento. “É um tema polêmico, que mexe com todos no serviço público, e não poderíamos deixar de reunir representantes do Poder Público, do funcionalismo e da sociedade para um debate amplo, democrático e de respeito às diferenças de opinião. Esse é o objetivo da audiência desta segunda”, esclareceu.
Ainda segundo ele, apesar da data limite imposta pelo governo federal, ainda não há previsão de quando o projeto do Executivo será colocado em votação na Câmara de Maceió.
Veja também
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
