Geral

Após denúncia de aglomeração, Braskem esclarece medidas contra coronavírus

Indústrias químicas não entram na lista de restrições do Governo do Estado

Por 7Segundos 23/03/2020 11h11
Após denúncia de aglomeração, Braskem esclarece medidas contra coronavírus
Braskem - Foto: Reprodução/ Internet

Um vídeo que começou a circular nas redes sociais dos alagoanos mostra funcionários da Braskem desembarcando de vários ônibus e se deslocando até a entrada da empresa nesta segunda-feira (23), durante o período de restrições estabelecido.  

Nas imagens, a mulher que grava o vídeo afirma que a petroquímica está descumprindo o decreto de isolamento social publicado pelo Governo do Estado.

Além disso, também é denunciado que há aglomerações de mais de 500 pessoas no refeitório da empresa e que não há sabão para lavar as mãos.

O 7Segundos entrou em contato com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), que informou que, de acordo com decreto, as indústrias químicas fazem parte da exceção e podem sim funcionar no período de quarentena.

No entanto, a Secom informa que cabe a cada empresa adotar medidas para evitar aglomeração e fornecer equipamentos de proteção individual (EPI).

A Braskem informou aos 7Segundos que, nas unidades de Alagoas, tomou medidas adicionais de limpeza e mobilização para comportamento seguro e de prevenção, conforme protocolo da Organização Mundial de Saúde.

A empresa também proibiu a participação externa em reuniões e eventos com mais de 50 pessoas está proibida; e reuniões internas presenciais, se necessárias, devem ter no máximo 20 pessoas.

Confira a nota na íntegra:

Em função da pandemia da COVID-19 (coronavírus), a Braskem está empenhada em estabelecer procedimentos globais, com foco primordial na preservação da saúde das pessoas e plena segurança de suas operações. Em cumprimento ao Decreto Estadual nº 69.541/2020 de situação de emergência em saúde pública anunciado pelo Governo de Alagoas na sexta-feira, 20 de março, a empresa vem implementando todas as medidas necessárias para conter a disseminação e mitigar o impacto desse vírus, seja nas unidades industriais, seja na logística portuária e rodoviária, ou ainda na suspensão do atendimento à população realizado na Central do Morador com foco no Programa de Realocação e Compensação Financei ra voltado para as áreas de desocupação.
 

As medidas já adotadas pela Braskem incluem determinações específicas para trabalho remoto para funcionários e terceirizados das áreas administrativas e definição de equipe mínima nas áreas industriais para manter as questões de segurança e continuidade operacional, fundamentais nas indústrias químicas, cujo funcionamento em Alagoas está garantido pelo Artigo 2º do Decreto Estadual nº 69.541/2020.
 

Nas unidades de Alagoas, medidas adicionais de limpeza e mobilização para comportamento seguro e de prevenção, conforme protocolo da Organização Mundial de Saúde, estão sendo tomadas para aqueles que estão trabalhando presencialmente. A Braskem proibiu de todas as viagens nacionais e internacionais a trabalho, salvo casos excepcionais, e estabeleceu resguardo, em quarentena, de qualquer Integrante ou contratado retornando de viagens internacionais ou de áreas de alto risco, seja por viagem a trabalho ou por motivos pessoais. A participação externa em reuniões/eventos com mais de 50 pessoas está proibida; e reuniões internas presenciais, se necessárias, devem ter no máximo 20 pessoas. A visitação de terceiros e fornecedores não rotineiros às dependências da Braskem está restrit a, e est á proibido o acesso de pessoas provenientes de áreas consideradas de alto risco. Estão sendo realizadas também campanhas internas de comunicação e conscientização de cuidados pessoais, e todos os trabalhadores foram instruídos a comunicar imediatamente a empresa sobre qualquer suspeita de contaminação pelo vírus para acompanhamento.
 

Vale destacar, conforme carta aberta da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), a importância da continuidade operacional da indústria química e petroquímica de modo geral, com segurança, para o combate à pandemia: “A indústria química é fornecedora estratégica e essencial de boa parte dos produtores de itens absolutamente essenciais para os serviços de saúde, combate à proliferação de doenças e garantia do bem-estar da população. Álcool em gel, luvas e equipamentos de proteção individual, anestésico, gases medicinais, detergentes, desinfetantes, descartáveis em geral, equipamentos hospitalares e alimentos e produção usados para sua conservação, entre tantos outros itens, são fabricados a partir de di ferentes produtos químicos.”