Em requerimento a Paulo Guedes, Marx solicita redução nas contas de energia, gás e água
Para Marx Beltrão, “vários países já sinalizam com medidas desta natureza
Diante da pandemia do coronavírus, o deputado federal Marx Beltrão (PSD) fez mais uma reivindicação nesta segunda-feira (23) ao presidente Jair Bolsonaro. Por meio de requerimento dirigido ao ministro da Economia Paulo Guedes, Beltrão solicitou que o governo federal institua um subsídio que possibilite a redução das contas de energia elétrica, água e gás dos alagoanos e brasileiros, possibilitando ou a diminuição dos valores cobrados dos consumidores, ou mesmo uma “conta zerada” neste período de isolamento, quarentena e agravamento da crise sanitária e econômica nacional e mundial.
“As contas básicas, de serviços essenciais, vão chegar mesmo com as pessoas em isolamento. Muitos estão sem trabalhar pra garantir a feira do mês. O consumo de água, luz e gás certamente aumentou. O momento é de seguir bons exemplos já tomados em outros países e o governo federal assegurar um valor mínimo ou zerado para os que mais precisam. Esse é meu requerimento formal ao Ministério da Economia. Precisamos ser firmes para superar essa fase. Os efeitos da pandemia do coronavírus afetam a saúde, que é nosso maior patrimônio. Mas também estão minando a economia nacional”, advertiu o parlamentar.
Diante da problemática do avanço do coronavírus, Marx tem voltado a sua atuação para o apoio à sociedade nas demandas de saúde e também da economia. Na semana passada, por exemplo, o parlamentar solicitou também mediante requerimento que o Ministério da Economia “avalie e implemente de modo emergente a alteração da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e a prorrogação do prazo para Declaração, e posterior pagamento, do IRPF 2019 durante este ano de 2020”. Para o deputado, que coordena a bancada federal alagoana, “diante da pandemia, é inviável praticar o atual limite de isenção do imposto de renda, que precisa subir para R$ 3 mil. Além disso, o prazo de Declaração e pagamento precisa ser alterado de abril para outubro”.
Na mesma linha, já em outro requerimento dirigido à equipe econômica federal e também motivado pela crise do coronavírus, Beltrão pediu a “criação e a implementação por parte dos bancos públicos de fomento do Brasil, mais notadamente o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o BNB (Banco do Nordeste do Brasil S.A.) de linhas de crédito com juros zero para imediata capitalização do setor empresarial nacional. O parlamentar também solicita a “redução das alíquotas e o alongamento dos prazos para pagamento dos tributos, taxas e impostos federais incidentes sobre a atividade empresarial brasileira, a saber o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), a Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição Social sobre o Faturamento das Empresas (COFINS) e o Imposto sobre Importações (II)”.
Energia, água e gás
Para Marx Beltrão, “vários países já sinalizam com medidas desta natureza. A população precisa de apoio neste momento crítico. É claro que este subsídio ou esta conta zero deveria e deverá seguir critérios claros, mas é fato que a população sofrerá efeitos muito perversos causados pelo Covid-19. A posição do governo precisa ser de apoio à sociedade, de fortalecimento da economia e de socorro a quem mais precisa. O cenário é grave e requer ação imediata. Não vamos perder esta guerra, vamos superar o coronavírus, mas além das questões sanitárias, a questão econômica nacional tem também que ser prioridade. A saúde vem em primeiro lugar, porém o estrago nas finanças precisar se atacado. Água, energia e gás são básicos, e nesta hora de crise precisam deste subsídio” concluiu Marx Beltrão.
Veja também
Últimas notícias
Investimento do Governo de Alagoas na Grande Maceió vai gerar 42 mil empregos diretos
Polícia Civil descarta versão de legítima defesa em caso de morte de médico em Arapiraca
Médico que foi assassinado por ex respondia por estupro de vulnerável e violência contra mulher
SSP convoca 961 vítimas de roubo ou furto de celulares para restituição de aparelhos
Autor da lei que autoriza escola bilíngue na rede municipal, Leonardo Dias comemora implantação da unidade
Ex-presidente da Federação Espanhola é atacado com ovos pelo tio; entenda
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
