Defensoria recomenda às operadoras de planos de saúde a não rescindir contratos
Recomendação é voltada para integrantes do grupo de risco à Covid -19
A Defensoria Pública do Estado recomendou a todos os planos de saúde, em atividade na capital e interior alagoano, que não suspendam ou rescindam os contratos com pessoas integrantes dos grupos de risco do Covid-19, enquanto durar a situação de pandemia mundial. O documento foi encaminhado, na última sexta-feira (20), pela defensora pública do setor de defesa do consumidor, Norma Suely Negrão e, ontem (23), pelo coordenador da Defensoria em Arapiraca, defensor público André Chalub Lima. Os defensores públicos deram três dias para os planos se manifestarem.
Fazem parte do grupo de risco do Covid-19: idosos, portadores de doenças crônicas, portadores de tuberculose, câncer, doenças respiratórias, cardíacas, imunodepressoras, diabéticos, gestantes, lactantes, portadores de outras doenças que aumentem o risco de contaminação, entre outros.
O pedido leva em consideração as consequências econômicas provocadas pela pandemia global e seus efeitos sobre a capacidade de manutenção do pagamento dos planos pelos seus usuários. Nesse sentido, a instituição recomenda que o plano de saúde busque outros meios de cobrança durante esse período.
Na recomendação, a Defensoria justifica, ainda, que a lei veda a interrupção dos serviços para pacientes que estão em tratamento hospitalar.
Por fim, os defensores públicos solicitam que as Operadoras providenciem meios e canal de comunicação direta com os seus contratados, e os divulgue, amplamente em seu site, locais de atendimento e na sua rede hospitalar credenciada no Estado, a fim de garantir uma melhor comunicação e evitar que os consumidores necessitem realizar deslocamentos desnecessários.
Veja também
Últimas notícias
Direção da Polícia Científica faz visita técnica ao Instituto de Criminalística do Agreste
Estudantes do Ifal comemoram aprovações em concursos e pós-graduação
Chuvas intensas colocam 34 municípios de Alagoas em alerta nesta sexta-feira (8)
Operação Consumo Seguro é encerrada após fiscalizações em quatro cidades de AL
MPF discute regulamentação dos passeios “Banho de Lua” na orla de Maceió
Cantor alagoano Getulio lança ‘Amor por Inteiro’ nas plataformas digitais
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
