Saúde amplia vacinação contra a influenza para escolas
Quatro escolas municipais receberão idosos e trabalhadores da área da saúde
Com o objetivo de evitar aglomerações e atender melhor o público-alvo da campanha de vacinação contra a influenza, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) amplia, a partir desta quarta-feira (25), para quatro escolas a imunização de trabalhadores da saúde e idosos (acima dos 60 anos).
As escolas que participarão da primeira ampliação serão:
– Escola Municipal Zaneli Caldas (Poço- Praça da Maravilha), das 8h às 12h e das 13h às 17h.
– Escola Municipal Nosso Lar I (Ponta Grossa), das 8h às 12h e das 13h às 17h.
– Escola Municipal Paulo Henrique Costa Bandeira (Benedito Bentes), das 8h às 12h e das 14h às 17h.
– Escola Municipal Pedro Suruagy (Tabuleiro dos Martins) das 8h às 11h e das 13h30 às 17h.
A vacinação segue nas Unidades Básicas de Saúde do Município, com a meta de imunizar, pelo menos, 90% de cada público-alvo. A Gerência de Imunização da SMS frisa ainda que não há motivos para aglomerações neste momento, já que a campanha segue até 22 de maio e foram garantidas, pelo Ministério da Saúde, doses para todo o público-alvo da campanha.
Como estratégia para evitar aglomerações, algumas unidades contam ainda com tendas para que a vacinação e acomodação ocorra no pátio, área aberta ou externa. “Essas e outras medidas seguem sendo analisadas pela SMS, com a intuito de imunizar os usuários com segurança”, destaca a gerente de Imunização, Eunice Amorim.
A vacinação tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e mortalidades em decorrência das infecções causadas por três tipos do vírus da influenza. Antecipada por determinação do Ministério da Saúde, a intenção é auxiliar os profissionais das unidades de saúde a descartarem a Influenza na triagem de casos para o coronavírus.
Vacinação nos hospitais e casas
Os idosos acamados terão a vacinação em suas casas. Para isso, basta se cadastrar e agendar com a Gerência de Imunização da SMS pelo telefone 3312-5589. Já os profissionais da área da saúde também serão imunizados em seus locais de trabalho. Aqueles profissionais que forem se vacinar nos postos volantes ou unidades de saúde devem comprovar vínculo empregatício, apresentando crachá, contracheque ou declaração da instituição em que trabalha.
Fases da Campanha
Voltada para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos, a segunda fase da campanha começa dia 16 de abril. Na etapa seguinte, que inicia dia 9 de maio, serão vacinados crianças de seis meses a 5 anos, gestantes, puérperas, população indígena, adultos de 55 a 59 anos, população privada de liberdade e portadores de condições especiais.
Precauções
Eunice Amorim, gerente de Imunização da SMS, destaca que há precauções que devem ser tomadas no caso de usuários doentes, para evitar a contaminação de pessoas sadias. “Pessoas que apresentarem sintomas respiratórios ou febre não deverão comparecer para a vacinação enquanto houver a presença desses sintomas, podendo ser vacinadas após a melhora da condição”, orientou.
Últimas notícias
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Condenação passa de 23 anos em ação do MPAL contra esquema em Arapiraca
Alcolumbre mantém votação de quebra de sigilo de Lulinha por CPMI do INSS
Vereadores exigem punição rigorosa à Braskem e cobram indenizações justas para famílias afetadas pela mineração
Caminhão tomba em São José da Laje e motorista é socorrido com dores no braço e na costela
JHC inaugura primeiro Gigantinho bilíngue da história de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
