Vereadora pede suspensão da taxa de ocupação do solo para ambulantes de Maceió
A defasagem teria motivado a vereadora a intervir em favor dos ambulantes

A vereadora Silvania Barbosa (PRTB) protocolou nesta segunda-feira (30) pedido à Prefeitura de Maceió, para a suspensão do pagamento da taxa de ocupação de solo, cobrada a vendedores ambulantes da capital. A iniciativa é em razão do afastamento desses trabalhadores de suas atividades, decorrente do isolamento social decretado pelo governo do Estado e necessário para o controle da disseminação da Covid-19.
Com a suspensão temporária das sessões ordinárias na Câmara de Vereadores e em razão da urgência na aprovação da medida, a parlamentar enviou documentação para o prefeito Rui Palmeira (PSDB).
O pedido não trata do período de validade do benefício. Trecho do documento sugere que a suspensão dure "pelo tempo que se achar necessário".
Embora a Câmara dos Deputados tenha aprovado projeto que garante auxílio no valor de R$ 600 para trabalhadores informais, profissionais liberais e outras categorias, a matéria ainda deverá ser votada e aprovada pelo Senado e, em seguida, aguardará sanção do presidente, para só então ter a verba liberada. Além disso, analistas sinalizam que o valor não será suficiente para quitar as despesas dessas famílias. A defasagem teria motivado a vereadora a intervir em favor dos ambulantes. "Os deputados federais aprovaram [o auxílio], mas ainda falta o Senado e o presidente. Isso leva tempo. Os boletos e a fome não esperam. Essa é uma contrapartida que o município poderia dar sem grande impacto nas contas públicas. Temos assistido várias medidas econômicas do governo do Estado e a destinação de alguma verba, ainda que insuficiente, do governo federal. O município também precisa se engajar e ajudar no que for possível", destaca a parlamentar.
Veja também
Últimas notícias

Assassino confessa, alega legítima defesa e diz que esposa presenciou chacina em Estrela de Alagoas

Mortos em chacina viraram a noite bebendo; polícia acredita que eles estavam ‘incapazes se defender’
Ex-vereadora revela caos na Prefeitura de Pilar após gestão ‘irresponsável’ de Renato Filho

Após perder eleição, Vicka Pacheco atua para montar oposição em São Luís do Quitunde

Partido comandado por Paulo Dantas em Alagoas pode fazer oposição a Lula em 2026

Deputado Federal denuncia intimidação a policial civil por mulher de procuradora-geral de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
