Vereadora pede suspensão da taxa de ocupação do solo para ambulantes de Maceió
A defasagem teria motivado a vereadora a intervir em favor dos ambulantes
A vereadora Silvania Barbosa (PRTB) protocolou nesta segunda-feira (30) pedido à Prefeitura de Maceió, para a suspensão do pagamento da taxa de ocupação de solo, cobrada a vendedores ambulantes da capital. A iniciativa é em razão do afastamento desses trabalhadores de suas atividades, decorrente do isolamento social decretado pelo governo do Estado e necessário para o controle da disseminação da Covid-19.
Com a suspensão temporária das sessões ordinárias na Câmara de Vereadores e em razão da urgência na aprovação da medida, a parlamentar enviou documentação para o prefeito Rui Palmeira (PSDB).
O pedido não trata do período de validade do benefício. Trecho do documento sugere que a suspensão dure "pelo tempo que se achar necessário".
Embora a Câmara dos Deputados tenha aprovado projeto que garante auxílio no valor de R$ 600 para trabalhadores informais, profissionais liberais e outras categorias, a matéria ainda deverá ser votada e aprovada pelo Senado e, em seguida, aguardará sanção do presidente, para só então ter a verba liberada. Além disso, analistas sinalizam que o valor não será suficiente para quitar as despesas dessas famílias. A defasagem teria motivado a vereadora a intervir em favor dos ambulantes. "Os deputados federais aprovaram [o auxílio], mas ainda falta o Senado e o presidente. Isso leva tempo. Os boletos e a fome não esperam. Essa é uma contrapartida que o município poderia dar sem grande impacto nas contas públicas. Temos assistido várias medidas econômicas do governo do Estado e a destinação de alguma verba, ainda que insuficiente, do governo federal. O município também precisa se engajar e ajudar no que for possível", destaca a parlamentar.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
