Marx Beltrão alerta governo federal e pede mais investimentos na agricultura diante da pandemia do coronavírus
Beltrão exigiu medidas de socorro aos trabalhadores e produtores rurais
Em manifestação feita nesta terça-feira (31) por meio de suas redes sociais, o deputado federal Marx Beltrão (PSD) fez um apelo por mais ações do governo federal voltadas à área da agricultura, especialmente neste momento de pandemia do coronavírus. Beltrão exigiu medidas de socorro aos trabalhadores e produtores rurais, condenou cortes orçamentários no setor e alertou para o fato de que é necessário produzir alimentos para a população e conter a ameaça de desabastecimento nacional.
“É preciso ter critério e sensibilidade para hierarquizar o que é mais urgente. A saúde de todos depende do funcionamento de áreas essenciais como agricultura, produção de alimentos e abastecimento. Os espaços ligados à agricultura e escoamento precisam atuar de maneira estratégica. E meu apelo é para que um plano de incentivo entrem logo no centro debate e mobilize todos os atores governamentais. O governo federal precisa atentar para esta necessidade de modo urgente, com todo apoio em atendimento as suas demandas, todas essenciais” disse o deputado.
Marx Beltrão criticou o “desmonte” de programas de fomento ao segmento agrícola nacional com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa do Leite e o Programa de Doação de Sementes para o agricultor familiar. O deputado também reivindicou melhores condições de funcionamento para os centros de distribuição, logística e escoamento da produção de alimentos no Brasil. “Cuidar da saúde e combater o coronavírus é vital, mas precisamos ter a população abastecida e alimentada. Se a agricultura não tiver apoio, a produção de alimentos no Brasil pode ser em muito prejudicada” afirmou o parlamentar.
Monitoramento
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu nesta quinta-feira (31) o Comitê de Crise (CC AGRO-COVID19) para monitorar e propor estratégias a fim de minimizar os impactos da pandemia do Coronavírus na produção agrícola e no abastecimento de alimentos à população. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), por meio da portaria nº123, assinada pela ministra Tereza Cristina.
Propor ações que contribuam para a manutenção do abastecimento em todo o país bem como analisar produção, mercado, infraestrutura estão entre as competências do comitê, formado por 14 integrantes de secretarias do Ministério, além da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O trabalho do CC- AGRO-COVID 19 vai subsidiar a ministra Tereza Cristina na tomada de decisões durante a pandemia do coronavírus.
De acordo com a portaria, o escopo de atuação do grupo está estruturado em duas linhas temporais: ações de monitoramento e encaminhamento de soluções a curto prazo e elaboração de soluções de ajuste estrutural a médio e longo prazo. Neste caso, uma das funções do comitê será projetar cenários e elaborar propostas sobre impactos que poderão ocorrer nos sistemas produtivos, mercados e demanda.
Em relação ao trabalho imediato, o CC- AGRO-COVID 19 vai atuar no monitoramento do comércio varejista, o que inclui supermercados e redes de distribuição; casas agropecuárias; redes de transportes; varejões e feiras; rede de distribuição de produtos químicos; e redes de distribuição de nutrição animal.
Veja também
Últimas notícias
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por morte e abusos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Corações da Paz nas Escolas leva diversos serviços gratuitos ao Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
