Informações sobre retorno das escolas públicas não é de Alagoas
Detalhes sobre aulas on-line durante a quarentena circulam pelo WhatsAapp, mas surgiu em outro estado
Tem chamado a atenção uma mensagem que circula em grupos de WhatsApp explicando detalhes sobre o funcionamento das escolas públicas durante o período de quarentena contra o novo coronavírus. Porém, o conteúdo não se refere a ações adotadas pelo Governo de Alagoas.
O texto diz ter ocorrido uma live com o secretário de Educação do Estado – sem especificar de qual estado – e lista nove tópicos com informações, entre elas a perspectiva de paralisação durante três meses, uma suposta parceria com a empresa Google e a manutenção do horário de trabalho dos docentes. “Os professores nos seus horários de aula ministrarão as aulas. As GLPs serão mantidas”, diz a mensagem.
Além do Secretário de Estado da Educação de Alagoas nunca ter feito live sobre o assunto, a GLP (Gratificação por Lotação Prioritária) citada no texto é um bônus salarial que só existe no Estado do Rio de Janeiro.
Foi também no Rio que foi firmado um convênio com a Google para a disponibilização de uma plataforma de aulas on-line, o que indica que a mensagem pode ter sido criada inicialmente para divulgar as ações naquele estado, e por não detalhar a origem acabou se espalhando também por Alagoas.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), o período entre 23 de março e 6 de abril foi determinado como de recesso escolar. A pasta informa, ainda, que antes do fim do recesso irá publicar uma portaria para normatizar a aplicação de aulas não presenciais no Estado de Alagoas.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
