Informações sobre retorno das escolas públicas não é de Alagoas
Detalhes sobre aulas on-line durante a quarentena circulam pelo WhatsAapp, mas surgiu em outro estado
Tem chamado a atenção uma mensagem que circula em grupos de WhatsApp explicando detalhes sobre o funcionamento das escolas públicas durante o período de quarentena contra o novo coronavírus. Porém, o conteúdo não se refere a ações adotadas pelo Governo de Alagoas.
O texto diz ter ocorrido uma live com o secretário de Educação do Estado – sem especificar de qual estado – e lista nove tópicos com informações, entre elas a perspectiva de paralisação durante três meses, uma suposta parceria com a empresa Google e a manutenção do horário de trabalho dos docentes. “Os professores nos seus horários de aula ministrarão as aulas. As GLPs serão mantidas”, diz a mensagem.
Além do Secretário de Estado da Educação de Alagoas nunca ter feito live sobre o assunto, a GLP (Gratificação por Lotação Prioritária) citada no texto é um bônus salarial que só existe no Estado do Rio de Janeiro.
Foi também no Rio que foi firmado um convênio com a Google para a disponibilização de uma plataforma de aulas on-line, o que indica que a mensagem pode ter sido criada inicialmente para divulgar as ações naquele estado, e por não detalhar a origem acabou se espalhando também por Alagoas.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), o período entre 23 de março e 6 de abril foi determinado como de recesso escolar. A pasta informa, ainda, que antes do fim do recesso irá publicar uma portaria para normatizar a aplicação de aulas não presenciais no Estado de Alagoas.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.
Veja também
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
