Alagoas dá início à consulta pública para construção do Novo Ensino Médio
Toda sociedade está convidada a participar e contribuir acessando o site da Seduc
Alagoas deu um importante passo para a construção do Novo Ensino Médio. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou, esta semana, – mais precisamente desde a última quarta-feira, dia 1º - a consulta pública do Referencial Curricular do Ensino Médio de Alagoas, procedimento que será realizado online até o dia 31 de maio pelo link no site da Seduc (www.educacao.al.gov.br), no quadro Avisos. O Referencial é essencial para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e servirá de referência para o currículo do Ensino Médio em escolas públicas e privadas.
A sociedade, como um todo, em especial a comunidade escolar, está convidada a participar e dar sua contribuição. No site, além do texto introdutório do documento, há links com conteúdos voltados às quatro áreas de conhecimento: Linguagens e Suas Tecnologias; Matemática e Suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Legitimidade - De acordo com a coordenadora da etapa do Ensino Médio por Alagoas, Andreia Luiza Alves de Oliveira, a ampla participação legitima um documento que será uma referência no estado.
“A Consulta Pública é uma etapa fundamental do processo de reelaboração do Referencial Curricular de Alagoas. A ampla participação da sociedade alagoana confere legitimidade e garante a representatividade ao mesmo”, explica Andreia. O documento, segundo a coordenadora, contribuirá com o trabalho dos professores e a aprendizagem dos alunos alagoanos. “Ele será referência no estado, então é fundamental que todos se envolvam”, reforça a coordenadora.
Conhecendo o documento – Além disto, como forma de ampliar o conhecimento e garantir maior participação, a equipe do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) em Alagoas realizará transmissões ao vivo até o final do período de contribuições - sempre às terças-feiras, a partir das 15h, apresentando conteúdo e esclarecendo possíveis dúvidas - e webnários semanais por área do conhecimento.
Próximos passos – Concluída a Consulta Pública, serão sistematizadas as contribuições, realizadas análises e alterações dos textos e o documento será encaminhado ao Conselho Estadual de Educação (CEE), até o final de setembro, para homologação.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
