Bebê engasgado é salvo após Samu orientar pai por telefone
O caso ocorreu no início da manhã desta sexta-feira (03)
Uma ligação entra no sistema 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (3). Do outro lado da linha, um pai nervoso relata que a filha, com menos de um mês de vida, está engasgada. O pedido de socorro partiu de bairro Clima Bom, parte alta de Maceió.
Com essas informações básicas, o médico regulador de plantão liberou, imediatamente, uma Unidade de Suporte Básico (USB) para se dirigir até a residência da criança. Paralelamente, ele orientou o pai do bebê por telefone, explicando como deveria ser feita a manobra de desengasgo.
De acordo com Luiz Antônio Mansur, médico do Samu Alagoas, a criança havia se engasgado com leito materno, comum de acontecer em bebês nessa idade. “Assim que recebi a ligação, a primeira atitude, foi tentar acalmar o solicitante para que passássemos as orientações de como a manobra de desengasgo deveria ser feita. Depois disso, orientei para o pai a colocar a menina, virada e inclinada com o peito sobre a perna da mãe, e em seguida dar ‘tapas’ nas costas da criança entre os ombros”, relatou.
Essa manobra de desengasgo não surtiu o efeito esperado pelo médico regulador. Com isso o socorrista indicou outro tipo de procedimento, já que a criança estava há alguns minutos engasgadas. “Como não conseguimos desengasgar com essa manobra, orientei para que o solicitante colocasse a boca sobre o nariz e a boca do bebê e aspirasse com força para tentar retirar o leite que estava na via aérea dela”, disse Luiz Antônio Mansur.
Durante a ligação, o pai informou que a família já estava em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro do Martins. Com isso, o envio da USB foi cancelado. “O rapaz me informou que a segunda manobra tinha dado certo, um pouco do leite tinha sido expelido e que a criança estava com um choro fraco, significando que ela estava voltando a respirar. Fiquei na linha com o solicitante, até me certificar de que a criança estava, realmente, recebendo assistência médica na unidade de saúde”, explicou o socorrista.
O bebê foi atendido pelos profissionais de saúde da UPA do Tabuleiro, onde outras manobras foram feitas para concluir a desobstrução da via aérea. A menina já foi liberada da unidade de saúde e se encontra em casa com a família
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
