Bebê engasgado é salvo após Samu orientar pai por telefone
O caso ocorreu no início da manhã desta sexta-feira (03)
Uma ligação entra no sistema 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (3). Do outro lado da linha, um pai nervoso relata que a filha, com menos de um mês de vida, está engasgada. O pedido de socorro partiu de bairro Clima Bom, parte alta de Maceió.
Com essas informações básicas, o médico regulador de plantão liberou, imediatamente, uma Unidade de Suporte Básico (USB) para se dirigir até a residência da criança. Paralelamente, ele orientou o pai do bebê por telefone, explicando como deveria ser feita a manobra de desengasgo.
De acordo com Luiz Antônio Mansur, médico do Samu Alagoas, a criança havia se engasgado com leito materno, comum de acontecer em bebês nessa idade. “Assim que recebi a ligação, a primeira atitude, foi tentar acalmar o solicitante para que passássemos as orientações de como a manobra de desengasgo deveria ser feita. Depois disso, orientei para o pai a colocar a menina, virada e inclinada com o peito sobre a perna da mãe, e em seguida dar ‘tapas’ nas costas da criança entre os ombros”, relatou.
Essa manobra de desengasgo não surtiu o efeito esperado pelo médico regulador. Com isso o socorrista indicou outro tipo de procedimento, já que a criança estava há alguns minutos engasgadas. “Como não conseguimos desengasgar com essa manobra, orientei para que o solicitante colocasse a boca sobre o nariz e a boca do bebê e aspirasse com força para tentar retirar o leite que estava na via aérea dela”, disse Luiz Antônio Mansur.
Durante a ligação, o pai informou que a família já estava em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro do Martins. Com isso, o envio da USB foi cancelado. “O rapaz me informou que a segunda manobra tinha dado certo, um pouco do leite tinha sido expelido e que a criança estava com um choro fraco, significando que ela estava voltando a respirar. Fiquei na linha com o solicitante, até me certificar de que a criança estava, realmente, recebendo assistência médica na unidade de saúde”, explicou o socorrista.
O bebê foi atendido pelos profissionais de saúde da UPA do Tabuleiro, onde outras manobras foram feitas para concluir a desobstrução da via aérea. A menina já foi liberada da unidade de saúde e se encontra em casa com a família
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
